Introdução
Para eu contar como foi a minha primeira corrida eu preciso contar como eu comecei a correr seriamente, alias, eu acho que deveria contar como foi toda minha vida esportiva e como parei nas corridas de rua, só que ai eu precisaria mudar o titulo deste “post” para “Eu e o Esporte”.
NÃO SE PREOCUPEM, NÃO VOU FAZER ISSO. Até porque eu precisaria escrever um livro e livro é muito caro.
Vou abreviar em um mês e ainda vou ser legal, vou dividir em tópicos ai se quiser pular um e ler o outro fica mais fácil ainda.
Portanto decidi escrever somente sobre a preparação para a corrida. Depois posto outro “post” para falar como foi a “MINHA PRIMEIRA CORRIDA”.
Vamos lá
1- A Preparação Para a Primeira Prova
1-1 Situação inicial
Um mês antes da prova eu decidi treinar sério, me inscrevi na prova dia 25/09 e a corrida seria dia 31/10, portanto do dia primeiro ao dia trinta, TREINAR FEITO UM CONDENADO e ainda não deixar de fazer tudo que normalmente faço, trabalho, família (dar atenção a esposa e a filha), ajudar na casa...
Quando comecei a treinar a distância que eu conseguia percorrer era 3000m com conforto e 5600m quase morrendo. Porém eu sempre treinava no mesmo lugar era uma pista/circuito de 1400m com 700m de subida continua e os outros 700m composta de duas descidas íngremes, mas curtas, aproximadamente de 30m e o resto era plano.
Eu sempre começava descendo. Dava quatro voltas, obviamente eu terminava na subida, para terminar a corrida dando tudo o que tinha e no final eu completava 5600m. Mas não era sempre que eu corria os 5600m normalmente eu dava duas voltas, 2800m ou três voltas
1-2 A Primeira Semana de Treino (O Primeiro Passo)
A partir do dia 01/10 toda vez que eu ia correr eu tinha a meta de correr no mimo 5600m, pois eu sabia que agüentava, quase morrendo, mas eu agüentava. Então na primeira semana (de 01/10 a 07/10) eu corri três vezes 5600m alternando os dias com treinos de musculação para as pernas.
Depois desse treino eu descasei dois dias para me regenerar o dia 07/10 e 08/10.
1-3 A Segunda Semana de Treino (Atingindo a Meta)
Já na segunda semana (08/10 a 14/10) fiz quase o mesmo, mas dei uma leve puxadinha, aproveitei que eu terminava o percurso com 5600m na subida e comecei a correr mais meia volta que era de descida e pista plana e como diz o ditado popular, “para baixo todo Santo ajuda”, acabei correndo 6300m. BELEZA, aprova tinha 6000m a minha intenção era completar a prova na frente do ultimo colocado, para superar um trauma de infância, BRINCADEIRA, correr 6000m é melhor que ir no psicólogo e tomar remédio, rsrs.
1-4 A Terceira Semana de Treino (A Evolução)
Terceira semana (15/10 a 21/10), agora é só correr 6300m sempre para conseguir um pouco de conforto e ter certeza de iria terminar a prova. Mas a adrenalina e a endorfina falaram mais alto e durante a semana nos treinos de corrida resolvi correr os 700m de subida para completar a volta somando 7000m.
A partir daí faltavam 10 dias para a prova e em 20 dias eu havia dobrado a distancia e estava correndo os 7000m, com nenhum conforto e brigando com o psicológico, mas quando eu começava a correr sabia que podia terminar e não tirava isso da cabeça.
1-5 Os Dez Dias Finais de Treino
1-5-1 Fortalecimento Muscular
Os últimos dez dias eu passei a treinar corrida, musculação e tiro. Também mudei o percurso, pois no percurso onde eu treinava, eu corria 80% do trajeto na sombra. No novo trajeto eu tinha 100% de sol. A intenção era me preparar para o pior.
1-5-2 Relaxamento
Acrescentei uns mergulhos na piscina depois dos treinos e massagem nas pernas, pois eu estava um “caco”,
1-5-3 Momento de Crise
Nesse ultimo período tive uma crise de sinusite que nunca me ocorreu antes, era a reta final estava quase lá, ai fico doente, ainda mais uma doença que nunca tive.
O médico receitou antibiótico. A outra vez que tomei antibiótico por dez dias eu demorei para voltar a forma física, fiquei acabado.
Outra coisa, toda vez que vou ao médico ele receita dipirona e amoxilina 10 dias se não sarar ele receita cefalexina mais 10 dias. Mas eu, LOUCO, não tomei e me enchi de antiinflamatório e antigripal, sem falar que fui correr no mesmo dia com o nariz feito uma cachoeira, mas parece que fez bem, mas não aconselho fazer isso em casa.