sexta-feira, 5 de outubro de 2012

CONCEITO - TESTE DE USABILIDADE DE SOFTWARE

O Teste de Usabilidade avalia o sistema do ponto de vista do usuário final.  Esse teste abrange os seguintes tipos de teste :
O teste de usabilidade não substitui o design adequado. Ele é mais eficaz quando combinado com o Design Centrado no Usuário (consulte: Conceitos: Design Centrado no Usuário).
O Teste de Usabilidade deve ocorrer logo no início.  O teste com o usuário no início significa a criação inicial de protótipos, normalmente esboços e modelos descritos como protótipos de baixa fidelidade. Os protótipos de alta fidelidade serão criados posteriormente (consulte: Atividade: Criar um Protótipo da Interface do Usuário).

Teste de Interfaces do Usuário

É extremamente importante expor a interface do usuário a outras pessoas. À medida que o design e a implementação da interface progridem, você deve expor o design a um número cada vez maior de revisores, como:
  • outros membros do projeto
  • especialistas em usabilidade externos
  • usuários
Para obter um bom feedback, nem sempre você precisa realizar testes de uso exaustivos, nos quais usuários reais executam tarefas reais. Vários defeitos importantes da interface do usuário são causados pela "cegueira" do designer responsável por essa interface: qualquer pessoa que não esteja envolvida no design da interface do usuário deve conseguir identificar com facilidade esses defeitos.

Exposição do Design a Outros Membros do Projeto

Esta é uma maneira subestimada de expor o design, que tem um tempo de resposta muito rápido. Os membros do projeto já estão familiarizados com o aplicativo e normalmente estão disponíveis para uma sessão de usabilidade espontânea com grande cerimônia ou formalidade. Os designers da interface do usuário devem fazer isso continuamente durante a atividade de design, a fim de curar sua própria "cegueira."

Exposição do Design a Especialistas em Usabilidade Externos

Um bom especialista em usabilidade pode ajudar a reduzir o esforço de desenvolvimento apontando falhas comuns de usabilidade e oferecendo outras perspectivas sobre a interface do usuário com base na sua experiência. Por isso, talvez seja útil envolver especialistas em usabilidade externos no início do design da interface do usuário, de modo que você tenha tempo suficiente para reajustar o design para incorporar suas recomendações.

Exposição do Design a Usuários

A exposição de protótipos a usuários geralmente representa um bom uso de seu tempo. Como o acesso a usuários normalmente é limitado, vale a pena obter feedback sobre os protótipos quando surge a oportunidade. Faça isso quantas vezes forem necessárias para obter a aprovação dos envolvidos e corrigir qualquer interpretação errônea das necessidades deles. Isso pode ocorrer durante a captura dos requisitos ou o design da interface do usuário. Quando for possível, evite expor mais de uma vez o mesmo usuário à interface; na segunda vez, ele será influenciado pelas suas idéias de design anteriores (semelhante à "cegueira") e, com isso, o valor da atividade diminui.
Além disso, ao expor um protótipo de software a usuários finais, tenha cuidado para definir corretamente as expectativas. Se você não fizer isso, pode ser que os usuários criem a expectativa de que experimentarão o comportamento total do sistema em operação que há por atrás da interface do usuário.

Como Expor o Design

Uma maneira de expor o design da interface do usuário consiste em colocar um analista de negócios ou de sistemas lado a lado com o usuário final, em frente de uma tela ou de qualquer outro meio que mostre a interface. Percorra um cenário comum; por exemplo, um fluxo básico de caso de uso com valores típicos, como descrito em uma encenação de caso de uso. Estimule a pessoa a fazer perguntas e comentários.
O desafio dessa abordagem é garantir que as informações obtidas sejam o menos tendenciosas possível. Para isso, certifique-se de que suas perguntas sejam sem contexto. Anote tudo que puder. Se possível, peça a outra pessoa para fazer isso para não interromper o fluxo natural dos usuários. (Para obter outras diretrizes úteis sobre como conduzir entrevistas e workshops com usuários, consulte: Orientações de Trabalho: entrevistas e workshops de requisitos).
Outra maneira de expor o design da interface do usuário consiste em executar testes de uso, normalmente conduzidos como um laboratório ou um workshop com representantes da comunidade de usuários finais. Em um teste de uso, os usuários executam tarefas reais com a interface, e a equipe de desenvolvimento de teste geralmente assume o papel passivo de mero observador.
Pode-se obter muitas vantagens com esse tipo de teste de usabilidade. Contudo, há vários desafios a serem enfrentados e compensações a serem feitas para que os resultados sejam econômicos e confiáveis:
  • Como regra geral, essa abordagem é mais útil quando a comunidade de usuários finais é grande e variada, com um maior grau de controle sobre a seleção do sistema de software. Na presença desses fatores, o risco de esses testes não serem executados aumenta. Em geral, quanto mais conveniente for executar esses testes, mais difícil será acessar, coordenar e gerenciar essa atividade com o usuário final. 
  • É importante identificar os padrões de uso mais comuns, desprezando resultados excepcionais e externos, a fim de garantir que as decisões sobre o design da interface do usuário sejam baseadas nas necessidades da maioria. Para isso, você precisará de dados de exemplo amplos e detalhados, que geralmente exigem muito esforço para serem reunidos e examinados.
  • Quando usuários finais migram de um sistema de legado existente para um novo sistema, eles normalmente têm medo que o novo forneça menos funcionalidade que o anterior. Infelizmente, essa questão raramente é levantada de forma direta, sendo muitas vezes disfarçada por comentários como "Desejo que a aparência do novo sistema seja exatamente igual à do sistema existente".
  •  Quando uma mudança significativa em tecnologia é proposta a uma comunidade de usuários finais, talvez seja necessário fornecer treinamento no uso básico da tecnologia antes de se tirar proveito do teste de uso. Por exemplo, os usuários de sistemas legados talvez não tenham experiência prévia em utilizar um mouse ou trabalhar com uma GUI.
Cada equipe de projeto precisa considerar esses desafios em relação ao ambiente exclusivo do projeto com o qual estão trabalhando, a fim de conseguir o tempo, o método e a abordagem apropriados para o teste de usabilidade.
Leitura Adicional: Consulte [CON99] e [GOU88] para obter informações sobre como projetar o design com usabilidade.

Nenhum comentário:

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Contador visitas