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Quanto ao assunto “avaliação, não podemos confundir avaliar com medir, avaliar é um processo em que realiza medições com provas e testes, atribuir notas e conceitos são apenas ferramentas para coletar informações que serão utilizadas na avaliação.
Avalia-se para tentar manter ou melhorar nossa atuação futura, medir refere-se ao presente e ao passado, portanto a medição é essencial para a avaliação, mas não é tudo.
Avaliar refere-se estudo das informações obtidas, sendo usada no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante para planejar melhoras nas futuras ações educativas.
Avaliação formativa: é a que acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo.
Avaliação somativa: ocorre no final do processo com a finalidade de apreciar o resultado.
A concepção de educação e avaliação
A avaliação é parte do processo de ensino e aprendizado, e não o ponto final desse processo, as avaliações fornecem informações importantes para esse processo, por isso ela deve ser feita constantemente e não em forma de pontuação para que seja evitada a exclusão que pode ser incentivada pela reprovação, fazendo com que a avaliação perca seu sentido, pois caso a avaliação demonstre um resultado negativo ela estará demonstrando o que é preciso ser feito para melhorar o processo de educação.
Precisamos transformar a pratica da avaliação em ferramenta de evolução do processo de ensino e aprendizagem.
A característica processual da avaliação
Quando se elimina as ferramentas de aprovação e principalmente de reprovação, como ocorre na progressão continuada, não significa que não ocorre nenhum processo de avaliação, mas existem técnicas de avaliação que são feitas e utilizadas para promover a melhora da educação e não agindo na reprovação do aluno que não se adequou ao processo educacional.
O cotidiano e suas possíveis praticas de avaliação das aprendizagens.
Copiar tarefas de livros não são estratégias para a elaboração de instrumentos de avaliação, mas sim levar em consideração alguns aspectos importantes:
a) A linguagem a ser utilizada: clara, esclarecedora, objetiva.
b) A contextualização daquilo que se investiga: em uma pergunta sem contexto podemos obter inúmeras respostas e, talvez nenhuma relativa ao que, de fato, gostaríamos de verificar.
c) O conteúdo deve ser significativo, ou seja, deve ter significado para quem está avaliado.
d) Estar coerente com os propósitos de ensino.
e) Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio.
Nossas experiências são marcadas por uma avaliação classificatória, seletiva e excludente. Por isso é preciso trabalhar uma avaliação marcada pela lógica da inclusão, do dialogo, da participação, da construção da responsabilidade com o coletivo.
A auto-avaliação
A auto-avaliação ainda não faz parte da cultura escolar brasileira. Devemos ter consciência de que tal pratica deve ser incorporada ao cotidiano dos planejamentos dos professores.
Os processos de auto- avaliações devem ser individuais e de grupos. Os estudantes devem refletir sobre seus avanços só relativos a sua socialização e aqueles relativos as suas aprendizagens especificas.
É importante que o professor tenha uma rotina com instrumentos elaborados para a auto-avaliação e que os resultados obtidos da auto-avaliação sejam utilizados, em conversas individuais, tarefas orientadas ou exercícios de grupo.
A auto-avaliação deve favorecer ao estudante a auto-reflexão acerca de suas atitudes individuais e em grupo, seu papel no grupo, seus medos e conquistas, para ajudar na superação das dificuldades de aprendizagem.
O conselho de classe
Para o conselho de classe ser um espaço de discussão coletiva, é importante que os professores planejem suas ações e praticas de forma coletiva.
Para isso o conselho de classe, deve ser convocado periodicamente, visto como momento de estudo e decisões acerca de como trabalhar com as dificuldades e as possibilidades apresentadas pelos estudantes.O conselho não deve mais ser entendido como momento de fechamento de notas e decisões acercada aprovação ou reprovação dos alunos.
Outros espaços de avaliação
O projeto político-pedagógico deve fixar indicadores a serem alcançados pelo coletivo da escola. Podendo envolver a fixação de índices menores de reprovação, índices maiores de domínio de leitura ou outro conteúdo específico etc.
A avaliação como parte de uma ação coletiva de formação dos estudantes ocorre em varias esferas e com vários objetivos.
a) Avaliação da aprendizagem dos estudantes: em que o professor tem um protagonismo central.
b) Avaliação da instituição: na qual o protagonismo é do coletivo dos profissionais que trabalham e conduzem um processo complexo de formação na escola, guiados por um projeto político-pedagogico coletivo.
c) Avaliação do sistema escolar: na qual a responsabilidade principal é do poder publico. (Prova Brasil, Enade).
Sugestões de filmes
Nenhum a menos.
O sorriso de Monalisa.
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