sexta-feira, 22 de abril de 2011

Corrida: Descida da Capela da Penha - Votorantim

Etapa: Descida da Capela da Penha

Proposta:

A corrida teria como seu destino a Capela da Penha no alto da Serra de São Francisco em Votorantim, porém como o prefixo "alto da serra" diz, a Capela da Penha fica a quase 1000m do nível do mar, são 980m na Capela da Penha e no início são 560m do nível do mar, 420m a mais do ponto de partida, em um percurso de 14000m.

Por esse motivo a proposta é fazer a corrida da "Descida da Capela da Penha", se fosse o percurso em direção a capela a corrida seria muito eclética permitindo a participação de pessoas extremamente treinadas e excluiria muitos outros atletas amadores e até profissionais, mas como diz o ditado popular, "para baixo, todo Santo ajuda", o percurso de descida permitiria a participação de mais peso as, claro que deveriam ter certo treinamento, mas não precisariam ser atletas top.

Mesmo o percurso sendo em descida, não significa ser uma corrida fácil, pois o percurso teria inicio com o percurso de 7600m de trilha e estrada de terra, tendo uma variação de terreno constituída em pista de asfalto e lajotas sextavadas de concreto.

A data poderia ser o final de semana seguinte ao dia da Caminhada da Capela da Penha que ocorre todo dia 1º de maio.

Colaborações:

Essa idéia precisa ser amadurecida e receber um melhor planejamento, por isso estou disposto a receber ajuda de qualquer tipo, para poder elaborar um bom trabalho e ter esse projeto realizado com sucesso, para podermos prestigiar as nossas capelas locais de conforto, refugio e agradecimento do povo da região durante as nossas gerações.

Contato: cesaraks@gmail.com

As outras etapas previstas para o planejamento seriam Corrida do Santuário de Aparecida (da Catedral de Sorocaba até a Capela no bairro de Aparecidinha, 12km), a Corrida da Capela Santa Helena ( da Catedral de Votorantim até a Capela Santa Helena, no bairro Santa Helena), Corrida da Capela do Divino ( da Catedral de Sorocaba até a Capela do Divino no jd. São Paulo ), Corrida da Capela Santo António ( da Catedral de Votorantim até a Capela Santo Antonio na av. Gisele Constantino, Vot., ida e volta).

Altimetria:




Circuito de Corrida das Capelas, Sorocaba e Votorantim

Mapa do percurso:



Fotos dos locais:

Pretendo visitar o percurso no dia 08 de maio 2011 para fazer fotos do percurso e postar aqui no blog.

Evento inspirador:
Fonte: [www.caminhadadapenha.com.br/historia.php]

Criada em 1998, por Paulo Roberto F. Camargo (Beto), a Caminhada da Capela da Penha, teve início com a participação de um pequeno grupo de amigos, 05 pessoas, que tinha como objetivo iniciar um resgate de uma parte histórica da cidade de Votorantim.

A caminhada tem como seu destino a Capela da Penha, como assim é chamada. Ela é denominada desta forma devido à homenagem a Nossa Senhora da Penha, desde quando foi construída em 1724 por Timóteo de Oliveira.

Por diversos anos, na década de 60, romarias foram realizadas com o intuito de prestar reverências a Nossa Senhora da Penha, as quais infelizmente deixaram de ser realizadas.

Desde o ano de 1998, a Caminhada da Capela da Penha vem ocorrendo anualmente, e será realizada neste ano a sua 13ª edição, no dia 1º de Maio, com início às 04h00min de frente a Igreja São José, onde a imagem de Nossa Senhora da Penha juntamente com os romeiros serão abençoados por uma Autoridade Religiosa.

Após a benção, inicia-se a Romaria num percurso de aproximadamente 20 km com destino a Serra de São Francisco, onde está localizada a Capela da Penha. No local, por volta das 10h30min, é celebrada a Missa Campal e a imagem de Nossa Senhora da Penha permanece na Capela até o mês de setembro, quando no seu primeiro domingo retorna a Igreja Matriz, mês de comemoração do seu aniversário, onde uma nova celebração é feita em sua homenagem.

A popularidade da Caminhada da Penha vem crescendo a cada ano. Segundo a imprensa local no ano de 2010 tivemos a presença de mais de 1.500 pessoas.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Viver o Perdão e o Amor Faz Bem

Precisamos acreditar no amor que Deus tem para nós, porque só o amor pode transformar o coração, a mente e a vida de cada pessoa. Ao fazer isso, não podemos deixar de manifestar os frutos de uma existência que acolhe e vive com amor e por amor.

Nosso Deus é Amor, mas para entender o que é o Amor e nos colocar dentro dele com ilimitada confiança, temos que parar de só ficar esperando para ser amado e, ao invés, tomar a iniciativa para transmitir pequenos gestos de amor.

Você vai ter vitória sobre a resistência se você descobrir dentro de si um coração que bate pelos outros, uma vida que se dá em gratuidade total, e um amor que é puro e limpo.

Nós não temos que esperar por mais nada, porque já temos tudo. Cada um de nós nasceu para o amor, no amor, e viver este amor, de modo que aqueles a quem amamos podem ser salvos.

Temos necessidade de amar, abençoar e orar, mesmo para aqueles que nos magoaram. Às vezes é difícil amar imediatamente, mas o fundamental é dizer: "Que Deus te abençoe", logo que a pessoa vem à mente. Vamos dizer que mesmo que nós ainda sentimos raiva, especialmente no início, de forma que quando encontramos essa pessoa novamente, vamos repetir em nossos corações, "Que Deus abençoe você e lhe conceda todas as graças que você pede dele. Todos os seus desejos sejam satisfeitos. " O Senhor é movido pelo nosso esforço para o amor - e isso muda a outra pessoa!

Estou feliz por vocês estarem lendo este blog mais uma vez, o Senhor quer derramar sobre nós tanta graça, a paz, unidade e capacidade de perdoar. Nós não podemos estar em paz se nossos corações não estão serenos. Quando desejamos a paz, devemos procurá-la em nós mesmos e cortar esse obstáculo que impede a paz, que é chamado de ressentimento. Empenhemo-nos a querer perdoar! Vamos viver esse propósito estes dias também.

Pedimos ao Senhor que nos encha com a sua paz, para dar a cada pessoa que se aproxime de nós, e para todas as famílias, crianças e adolescentes.

domingo, 10 de abril de 2011

É Maravilhoso Existir

A vida é maravilhosa e eu estou muito contente por existir. Antes de tudo eu quero agradecer pelos meus pais por terem me permitido viver, e agradeço a todos porque não sou sozinho. Existe em torno a mim a vida preciosa de tantas pessoas, todas criadas e amadas pelos seus pais que os permitiram viver.


Devemos agradecer pela vida como um dom supremo, vivendo com plenitude todas as situações em que passamos. Aquele que nos criou sussurra ao nosso ouvido, a cada dia, nos doando a vida “É maravilhoso que você existe”. Temos que aceitar essa verdade de amor que nos fez existir: “Sim, é verdade que existo, é verdade que é um dom do amor de Deus eu existir!”.


Quando reconhecemos essa verdade o nosso coração é reconfortado de felicidade e nasce em nós a necessidade de contar essa alegria para todos, e arregaçamos as mangas e servimos a vida. Mas antes de tudo temos que servir a nós mesmos, antes de sair de casa para trabalhar, estudar, sorrimos para a vida e deixamos que esse sorriso nos dê um novo rosto, um rosto de paz e de agradecimento por tudo aquilo que o Senhor nos deu. Assim entraremos na vida e sermos capazes de nos doar, de servir aos outros com gratuidade e verdade, de restituir a todos o Amor recebido.


Muitas vezes não sorrimos porque pensamos que não somos mais amados, mas não é verdade, existe sobre nós um Amor imenso e fiel. O sol do Amor de Deus surge todos os dias para cada um de nós, bom e acolhedor, abrimos-lhe as portas para deixar sua luz entrar e nos envolver abraçando a nossa vida e nos iluminar. Deixemo-la entrar nos lugares mais íntimos e a um certo momento esse raio de luz , após ter percorrido em nós, se espalhará também entorno a nós, para dizer a quem se sente rejeitado e só, com o nosso sorriso sereno e nosso gesto de amor: “É maravilhoso que você existe, você é amado, Deus deu a Sua vida para você!”.


É a lei do Amor, se não doa Amor, não o reconhece, assim não percebe quanto Amor está recebendo, correndo o risco de passar a vida procurando esse amor, sem saber onde, esmolando compreensão, esmolando a aceitação e os olhares dos outros, recaindo em uma dependência de afeto que torna escravo e confuso, acabando com o Amor, alimentando o egoísmo e a morte do coração.


Nós nascemos para Amar e só Aquele que nos criou nos dá aquele Amor sem medida, o amor que procuramos: É Ele, e só Ele a nascente inesgotável de vida, a plenitude do coração.


Quando nos fechamos em nosso mundo, é porque não estamos amando e não estamos servindo e é ai a raiz da tristeza. Mas hoje nós podemos escolher, porque nós vivemos a pobreza do coração e mais, vivemos a riqueza do coração que é alegria, esperança e a liberdade. Façamos esse passo verdadeiro e corajoso: O Senhor faz grande coisas, fez coisas grandiosas e fará grande coisas em nós e em todos aqueles que abrem as portas para Ele.


O segredo é a fé Nele, é a fé que, como disse Jesus, move montanhas. Aquela fé segura que é o bem, força, beleza, que é Amor, servidão, aquela fé que é vida verdadeira!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Contador visitas