sábado, 8 de janeiro de 2011

O Dilema do Ambiente Educacional Incoerente.

O dilema.

Porque foi usada a palavra dilema? Porque é um problema que todos enxergam, que todos tem uma opinião, mas que não existe um consenso, não existe uma idéia da qual todos concordam.
Portanto, o problema é que nas escolas os professores encontram um ambiente inadequado para a pratica da educação. Não todas escolas, existem escolas onde a educação funciona, mas no caso estamos falando das escolas onde as coisas não andam bem.
Essas escolas enfrentam problemas porque os alunos vêem de uma sociedade perturbada e vitima de violência, abandono, trafico de drogas e diversos tipos de abusos.
Então como pode um professor ensinar numa escola dessas matérias como trigonometria ou analise sintática?

A educação “legal” na escola

Quando falamos de educação legal não estamos dizendo aquela educação “bacana” ou “da hora”, queremos dizer educação legal no sentido jurídico.
Será que os jovens conhecem seus direitos e deveres como cidadão, talvez se eles soubessem seus deveres legais eles não teriam um comportamento social melhor?
Se eles conhecessem seus direitos legais, será que não teríamos menos jovens vitimas de abusos?
Hoje a única coisa que um jovem sabe sobre a lei é que “menor de idade não vai preso”.
O dilema é que antigamente os nossos pais mesmo desconhecendo a lei nos ensinavam os nossos direitos e mais ainda, as nossas obrigações como cidadãos, mas hoje isso não é muito comum nas famílias, será que não é um papel que as escolas devem assumir?

O que se ensina nas escolas e o que se deve ensinar

Este tópico tem como base o primeiro tópico abordado “O dilema do ambiente incoerente”.
Porque tendo em vista que muitos jovens vêem de uma sociedade problemática, seria correto tentar transmitir um conteúdo cientifico para eles, sendo que muitos deles nunca terão a oportunidade de utilizar esse conhecimento?
Por outro lado seria justo privá-los desse conhecimento só porque vivem em uma sociedade menos favorecida?
É claro que não.
Todos os jovens têm o direito de receber do estado a educação necessária para poder se adequar ao mercado de trabalho e a sociedade melhor favorecida “financeiramente”.
Hoje o mercado de trabalho exige um conhecimento aprofundado em diversas áreas do conhecimento acadêmico e isso tem que ser transmitido a todos os jovens.
Porém um jovem que vive numa sociedade “problemática” antes de tudo isso ela precisa aprender a sobreviver nesse ambiente, ela precisa saber se distanciar das drogas, do crime, saber seus direitos e se defender de diversos tipos de abuso, alem de aprender todo conteúdo acadêmico que o mercado de trabalho exige.
Por isso se pergunta o que é ensinado nessas escolas que acolhem esses jovens é o que ele precisa ou é o que querem que eles aprendam?
Será que alem do ensino acadêmico as escolas não deveriam dar a eles outro tipo de assistência?

O que é realidade?

O que quer dizer realidade para esses jovens e para o educador
A função do educador fica totalmente fantasiosa aos olhos dos alunos que vivem nesse ambiente do qual falamos.
E normalmente o que os alunos vivem e necessitam não condiz com a grade curricular do curso a qual o educador deve seguir.
Então como e com qual poder o educador deve fazer para aproximar as duas realidades?

Quais são as competências exigidas no ambiente incoerente?

Nesse dilema a única coisa certa é que o professor precisa ter diversas competências para poder exercer um bom trabalho.
O professor não pode ignorar esses fatores e fazer somente sua obrigação, ele deve dar muito mais de si e para isso ele precisa se preparar.
Ele precisa ser consciente dos problemas vividos pelos alunos e de que o que ele vai ensinar não é de primeira necessidade deles, além de ser capaz de criar uma didática que concilie as duas situações.
Como exemplo um professor de matemática ou português alem de ensinar a sua matéria, ser capaz de utilizá-la para ensinar cidadania aos seus alunos.
Por isso o educador precisa ter várias competências, senso de cidadania, otimismo, coragem, saber se comunicar em ambientes desfavoráveis e muitas outras.
Porém ao mesmo tempo ele deve entender que ele não é de aço e tomar o máximo de cuidado para não ser influenciado negativamente e nunca ultrapassar seu “mandato”, isto é fazer tudo isso dentro das linhas que regem suas obrigações e deveres como educador.

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