Os professores brasileiros precisam ter vocação para ensinar
Lendo sobre uma matéria a cerca de um estudo, constatei que os professores do Brasil estão muito despreparados em relação a países mais pobres e que a solução seria um maior controle dos professores pelos diretores e pelo Estado.
Eu acredito que realmente muitos professores estão despreparados e desmotivados para ensinar, não basta somente eles saberem a matéria, mas precisam despertar o interesse do aluno para o aprendizado.
Não sou muito a favor de um controle rígido como deve ocorrer no regime militar de Cuba, mas defendo um controle vocacional, um controle que atuasse dês da identificação e contratação de pessoas com vocação para educação, do seu treinamento e ai sim o controle.
Quando cito controle, eu acredito que se os professores forem contratados em função da vocação e não por interesse de estabilidade do emprego ou outros, é possível criar um padrão o qual o professor deverá seguir uma vez que é dado a ele todos os instrumentos necessários para isso.
Nesse ambiente o papel do diretor seria o de analisar o trabalho do professor, orientá-lo e fornecer treinamento para melhorar o seu desempenho, uma vez que o professor já seria um profissional com vocação para esse trabalho e também motivado, ele não precisaria ser controlado com autoritarismo.
Outro fator importante que está bem claro no estudo é que o pesquisador analisou a situação de um ponto de vista “macro” isto é generalizado, se observarmos atentamente podemos encontrar profissionais da educação que mesmo sem esse “controle” citado por ele e também sem incentivo nem motivação do governo, exercem esse trabalho com paixão a ponto de serem ótimos profissionais e conseguirem efetuar um ótimo trabalho com os alunos na sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário