segunda-feira, 23 de maio de 2011

Corrida Campari 2011 - Sorocaba - 22/05/2011

Quem participou da Corrida Campari 2011, não teve nada do que reclamar e teve muito do que elogiar.

A corrida teve uma organização excelente, foi uma prova muito bem organizada com pouquíssimo atraso e uma infra-estrutura muito boa para acolher os atletas.

O ambiente da prova estava muito agradável, esse tipo de competição sempre atrai pessoas das melhores qualidades, principalmente os atletas amadores, fator que faz com que o evento seja diferenciado, esses atletas amadores transbordam em espírito de companheirismo, simpatia, camaradagem e amizade.

Haviam participantes de vários locais, a região de Sorocaba foi toda representada, também tiveram participantes do litoral paulista, de Minas Gerais e até do Piauí. O evento permitiu a participação de todo tipo de atleta, pois além dos 10km existia um percurso de 5km e caminhada.

As corridas proporcionam a liberdade de cada um ser quem realmente é, as pessoas que possuem maior dificuldade para transpor a linha de chegada são aplaudidas da mesma forma que as pessoas que ganharam a corrida, pois o maior adversário de cada um é ele mesmo, suas dificuldades e limitações que as corridas permitem que elas sejam superadas e na Corrida Campari 2011 não foi diferente.

Nos 10km que participei a única coisa que poderia melhorar um pouquinho seria o espaço disponível para a largada, os corredores seguiram por um trajeto sinuoso e em aclive, o que fez com que o pelotão de largada demorasse para se dissipar, por outro lado esse trajeto por dentro da fábrica com muitas curvas e retas pequenas, proporcionou um ambiente aconchegante e muito animado devida a proximidade de todos, isso fez que os primeiros 1500m passassem quase desapercebidos.

A hidratação na prova foi excelente, fiquei surpreso ao encontrar um ponto de hidratação ao completar o primeiro quilometro. Seguindo a prova tivemos 5 ou 6 pontos de hidratação, não me lembro bem, mas como a maioria do trajeto era de ida e volta pelo mesmo trajeto, essa quantidade de pontos de hidratação foi mais que suficiente. Outro ponto positivo foi que a água vinha em garrafinhas da Schincariol, isso ajudava os atletas na ingestão de liquido, pois é muito mais fácil beber água em garrafinha quando se está correndo do que em copo, as garrafinhas também ajudaram os atletas a levarem consigo a água por muito mais tempo. Mesmo assim fica uma dica, talvez seria bom estudar a possibilidade de produzirem garrafinhas com menor quantidade de água, pois a maioria delas foram descartadas com menos da metade do seu conteúdo consumido.

Seguindo com a corrida, assim que saímos da fábrica e seguimos pela avenida Carlos Reinaldo Mendes, tivemos que enfrentar uma longa subida que parecia que ia sugar todas as nossas forças logo o início da prova, nesse momento todos se concentram cada um com sua técnica especial para esses momentos. A minha técnica, não sei se é a melhor mas para mim cai muito bem, eu reduzo a amplitude das passadas, aumento bastante sua freqüência, respiro com máxima eficiência aspirando e espirando pela boca, baixo a cabeça e ligo o piloto automático, quando dou por mim a “montanha” foi superada.

Depois da subida o trecho segue por uma descida com pouquíssima inclinação que é quase uma reta, que vem como um santo descanso depois da subida. Seguimos assim até o KM 5,5 onde começa outra subida de 500m não tão íngreme, mas na “altura do campeonato” ela não parece nada doce. O consolo é que no final da subida começamos a voltar pelo mesmo caminho, fazendo com que toda subida de antes se tornasse descida, apesar das decidas acentuadas exigirem do físico dos atletas, elas possibilitaram um ganho de tempo para aqueles que possuíam uma boa estratégia para esses trechos.

Depois da ultima descida que antes era a primeira subida, é claro, já no 9º quilometro adentramos a fábrica por um percurso de 1 km muito disputado principalmente para aqueles que guardaram energia para esse momento.

Eu fiquei satisfeito com o meu desempenho, pois não estava treinando para 10km a muito tempo e mesmo assim completei em 50min e 27seg, no Km 8 eu achei que conseguiria completar a prova abaixo dos 50min e mesmo não conseguindo eu fiquei muito satisfeito pois analisando o desempenho eu acredito que dei tudo de mim durante a prova toda sem fraquejar e utilizei adequadamente todas minhas técnicas.

Altimetria


Nenhum comentário:

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Contador visitas