sexta-feira, 8 de julho de 2011

Romaria, Procissão de Aparecidinha - Sorocaba

Neste domingo 10/07/2011 irei correr a "Corrida Independente da Aparecidinha" chamo assim porque não é uma corrida oficial, na verdade nem é uma corrida, corre quem quer e por enquanto sempre que corri não encontrei ninguem correndo o percurso, rsrs.

Eu corro o mesmo percurso feito pela procissão saio junto e sigo na frente como um abre alas, claro que chego bem antes mas é a miha forma de homenagear a Nossa Senhora Aparecida.

Convido quem quiser a fazer o mesmo e espero que um dia tenha em Sorocaba a "Corrida Oficial de Aparecidinha", lembrando, a procissão sai as 06h da catedral de Sorocaba, segue pela Rua XV de Novrembro, vai pela avenida São Paulo, passa pela Padre Madureira, vai pela Av. Carlos Reinaldo Mendes e acaba na av. 3 de Março, são aproximadamente 12KM com pouca subida.

Todo ano milhares de fiés de Sorocaba e da região realizam duas tradicionais procissões religiosas nas quais os fiéis deslocam a imagem de Nossa Senhora Aparecida entre as igrejas Aparecidinha e Catedral Metropolitana.

A Igreja de Aparecidinha foi construído em 1785, em taipa de pilão. Encontra-se atualmente toda reformada e em excelente estado de conservação.

Durante a época das romarias, o santuário é visitado por pessoas de várias partes do Brasil.

No caso do santuário de Aparecidinha, por exemplo, a manifestação religiosa mais conhecida é a romaria realizada duas vezes ao ano, com ida da imagem da Santa da Catedral Metropolitana ao santuário no segundo domingo de julho e retorno em 1º de janeiro. Essa romaria, oficializada através da Lei nº 8.178, de 4 de Junho de 2007 e nascida de um projeto do vereador Hélio Godoy, vem se repetindo há mais de um século.

A igreja que deu lugar ao santuário foi construída em 1785, quando o português guarda-mor Antonio José da Silva mudou-se de Lorena-MG para Sorocaba, fixando residência no bairro do Pirajibú do Meio e trouxe consigo uma imagem em madeira de Nossa Senhora Aparecida. Mandou construir uma capela e esta foi a segunda igreja dedicada a Nossa Senhora (a primeira foi a da cidade de Aparecida/SP) no Brasil.

O movimento de peregrinos ao santuário de Aparecidinha cresce a cada ano. Registre-se que no histórico bairro também se encontram, há cinco anos, as modernas instalações do Seminário Arquidiocesano São Carlos Borromeu.

O local pode ser acessado, seguindo pela Av. 31 de Março até o bairro de Aparecidinha.

Nenhum comentário:

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Contador visitas