quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
São Silvestre 2011 - Contagem Regressiva - Parte 2
Estou tentando seguir o planejamento, mas como sempre ocorreram algumas alterações, uma das coisas fantásticas da corrida é poder de adaptação e evolução que ela nos proporciona, em muitos eventos a corrida nos permite a reagir como um EX-MAN (Veja Matéria) e esse é um dos motivos de ser apaixonado pela corrida.
No dia 27/12/2011 eu pedalei 9,5km pela manhã e 9,5km no período da tarde.
Hoje 28/15/2011 Eu pedalei 8km pela manhã e corri 9km a tarde.
Agora pretendo pedalar 9km amanhã a tarde 29/11/2011 e depois só descansar, mas não posso abusar da alimentação para evitar a preguiça e cansaço que os alimentos pesados proporcionam.
Estou ansioso para ouvir os relatos de como foi o treino de cada um e de como foi a prova.
Quanto ao meu desempenho na corrida eu estou tranqüilo, pois já completei a distância muitas vezes com variados climas e com variadas condições físicas.
Eu preciso ser um pouco moderado nos primeiros 2/3 da prova e evitar me empolgar com a alegria do momento. Deopis vou aumentando a força no ultimo terço, acredito que ainda vou conseguir dar um "pinote" nos últimos 300m.
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
São Silvestre 2011 - Contagem Regressiva
Nas ultimas 4 semanas eu intensifiquei os meus treinos correndo 3 vezes por semana, 16km (longuinhos) duas vezes e correndo 9 km uma vez, pedalando 9 km por dia e fazendo treino de "tirinho" uma vez por semana, mas confesso que relaxei na musculação. Também mudei a minha dieta não consumindo nada de carne de porco, nada de fritura, e quase zero de álcool, só no Natal que bebi uma taça de vinho.
Todo esse período eu estive muito tenso não pela corrida que se aproximava, mas pelo medo de sofrer uma lesão e botar tudo a perder, talvez por isso eu não fiz musculação.
Apesar de tudo eu não sofri nenhuma lesão e nem perdi um Kg de peso rsrs.
Agora o momento é mais tenso ainda, mas tenho tudo planejado para treinar sem me machucar.
Hoje 26/12/2011 eu fiz o ultimo longuinho, 15km 1h 15min + 2km de caminhada e 2km de corrida.
Dia 27 vou pedalar 9 km pela manhã, fazer um alongamento completo ( alongamento que aprendi no Kungfu) depois vou pedalar mais 9km a tarde e um alongamento leve
Dia 28 corrida 9 km + Alongamento
Dia 29 vou pedalar 9 km pela manhã, fazer um alongamento completo depois vou pedalar mais 9km a tarde e um alongamento leve
Dia 30 alongamento completo, piscina e massagem
Dia 31 alongamento leve pela manhã.
sábado, 24 de dezembro de 2011
Noite de Natal - Niver de Jesus
O Pai, mais uma vez, nos oferece através de seu filho Jesus, a grandeza de Seu Amor. Sim, é Natal, simplesmente isso: continuar a se espantar e acreditar mais uma vez que, naquele momento, Deus se revelou em um menino, pequeno, e frágil. Aquele menino que há 2000 anos, veio ao mundo e que mudou toda uma história, e ainda hoje, nos convida a mudar, a quebrar, a transformar a nossa história, a tua, a minha, aquela da humanidade que se encontra hoje, ferida e desiludida.
E aquele Jesus, quebra, entra em nós e faz a Sua estrada somente com a arma do amor, pois é a única que consegue perfurar as pedras dos corações mais duros.
Quanta “dureza” a cada por do sol deste ano: desapontamento, prostituição, violência, guerra, famílias destruídas, droga, traição, ofensas... É exatamente de lá, daquele grito sem voz, de tantos corações partidos que clamam pos você, Deus Pai, por toda a terra: “Venha Senhor Jesus!”
Venha, porque assim possamos ler e colher nos sinais dos tempos de hoje, que o homem retornará a Ti. Venha, porque assim, os homens reencontrando Tu, se descobrem mais irmãos.
Venha, para que seja respeitada a vida e para defender nossas crianças. Venha, porque precisamos colocar no coração daquele Pai que o Senhor vem curar a inquietude, o sofrimento, o pecado, a incoerência, o desconforto de nossos corações.
Venha, porque precisamos de você, de um Deus que é Pai, amigo, que é amor, que escuta, verdade que brilha, luz que ilumina, sol que nasce e aquece os corações dos homens.
O verdadeiro Natal és Tu, Jesus, e o nosso verdadeiro Natal é te encontrar, e em Ti, o Pai, para reencontrar a verdade de nós mesmos.
Senhor, aquece os nossos corações neste Natal, para que com o coração aquecido do Senhor, saberemos aquecer os corações frios e enfraquecidos por uma vida extremamente só e vazia.
Inunda nossos corações de esperança, na certeza de que Tu és conosco, neste ano, de um modo especial, para presentear-nos com a visita da fé, para libertar-nos das correntes dos nossos pecados, e para nos dar o pão do perdão.
Que lindo poder finalizar este ano com Tu, Senhor, e poder iniciar o novo ano na Tua presença. Junto a Ti, sim, é isto que muda o sentido da vida, e faz com que tudo se renove. Junto a Ti..., isto é somente o que o Senhor espera de nós, para que o nosso coração, nossa família, e a humanidade possam renascer, voltar a sorrir, maravilhar-se com a beleza da criatura, cuidar da vida das crianças como o mais precioso dom de Deus.
Passa perto de nós este ano, Senhor, e faça com que o nosso coração naquele momento esteja pronto pra acolher, para deixar-se abraçar pela Tua ternura infinita, para chorar no Teu colo as lagrimas do nosso cansaço de viver, para deixar-nos preencher do Seu olhar que sabe ver o mundo com olhos de um menino. Sim, junto a Ti..., e então, será um verdadeiro Natal.
domingo, 4 de dezembro de 2011
1ª Corrida de Rua do Condomínio Alphaville
As provas de corrida terão de 5 e 10km e a caminhada será de 3Km. As inscrições no valor de R$50,00 parecem um absurdo, quem costuma correr uma prova por semana sabe o quanto sai caro no final do mês prestigiar esses eventos.
Será que a organização da prova pretende ganhar dinheiro com esse tipo de evento?
Os organizadores não percebem que já estão ganhando muito com o marketing que nós atletas fazemos para eles, sem perceber nós fazemos um ótimo trabalho de divulgação, uma propaganda de responsabilidade social fantastica.
Imaginem se eles fossem pagar para 300 pessoas correrem 10.000m para divulgarem o condomínio, quanto custaria para eles.
Não proponho que façam de graça, mas que tenha um preço equilibrado, pois o evento trás beneficios para os organizadores e para os atletas.
Com esse valor fica parecendo que eles têm o interesse de criar meios de excluir pessoas menos favorecidas uma vez que se trata de uma corrida em um condomínio de alto padrão.
Por isso deixo aqui um apelo aos organizadores, não cometam esse erro, ainda da tempo de se remediar, ficará muito estranho se vocês não fizerem nada a respeito.
Até porque se não for feito nada ocorrerá que na prova haverá um grande número de fantasmas como ocorreu na super desorganizada "Corrida da Primavera" feita pela Uniso, a qual muitos correram sem pagar.
Mas isso que a organização está fazendo é uma pouca vergonha, mais feio do que correr como Fantasma.
Por isso peço novamente, vocês podem se remediar
domingo, 9 de outubro de 2011
Circuitinho 2011 - Etapa São Paulo
Veja as fotos
Sábado, 8 de outubro, prestigiamos a primeira etapa de 2011 do Circuitinho, o evento promoveu corridas divididas em categorias de idade a partir dos 2 aninhos até os 12 anos, com distancias de 50m até 200 metros.
Centenas de crianças compareceram trazidas pelos pais e avós, se reunindo na arquibancada esquerda para prestigiar as disputas no Estádio do Pacaembu.
“Eu corro há 3 anos e sou o treinador oficial da minha filha de 6 anos e da minha esposa, além de acompanhar o desenvolvimento na corrida de alguns amigos de trabalho. Foi a primeira vez que a minha filha participou de uma disputa e ela ficou feliz e orgulhosa. Nós adoramos muito a experiência” , testemunhou o gerente de Projetos Augusto Kruse.
O clima estava favorável ao esporte, o sol brilhava deslumbrante, e as crianças nem se importavam, apenas alguns pais se queixavam do nosso “Astro Rei”, mas as crianças os consolavam e os animavam com seus exemplos, a vontade de viver e alegria que elas transmitem. Depois da disputa elas pulavam e se divertiam nos brinquedos infláveis, brincavam de pintar e até participavam do teatrinho.
Na hora da corrida as crianças de 2 a 4 anos disputaram as provas acompanhados pelos pais, já as maiores ficaram concentradas, sem os pais, debaixo do “tobogam”, na sombra da arquibancada, elas estavam acompanhadas por monitores, altamente responsáveis, porém eu percebi que foi um momento muito tenso para elas, pois a ansiedade foi aumentando no momento de espera que durou cerca de 30min na concentração, devido ao número de crianças.
Depois dessa espera as crianças foram levadas para a largada dando uma “meia-volta olímpica” no estádio do Pacaembú, confesso que eu, pai de uma “corredorinha” e corintiano fiquei emocionado, logo elas largavam em baterias de entorno 8 crianças e eram recebidas na chegada por monitores atenciosos, recebiam os brindes e a tão esperada medalha.
Não tem como não parabenizar a organização da prova, a revista O2 e a Danone pela maestria em que gerenciaram o evento.
Por Trás de Cada Cigarro, Fumicultura Esconde Violações Trabalhistas e Crianças Escravas
Precisamos nos atentar ao fato do cigarro chega aos consumidores com um histórico de violações que ainda irão se somar ao risco de câncer de pulmão e a todas as enfermidades associadas à nicotina.
Problema Econômico
O Brasil é o maior exportador mundial de tabaco, com cerca de US$ 700 milhões ao ano. A quase totalidade da produção está concentrada nos estados do Sul. As empresas iniciaram a atuação pelo Rio Grande do Sul, tendo na sequência se espalhado por Santa Catarina e Paraná. Atualmente, há fumicultores em mais de 90% dos municípios gaúchos. Nos três estados, impera a mesma forma de produção, com 185 mil famílias envolvidas no plantio do fumo – a grande maioria é de pequenos e médios agricultores, com propriedades de no máximo 20 hectares, esse espaço tomado pelo fumo foi tirado das produções de frutas tradicionais dos estados menos quentes e da produção de laticínios, obrigado ao brasileiro importar esses produtos da Argentina.
Problema Trabalhista
"Quando pega período de colheita, é dia e noite, não tem hora", conta Vilmar Sergiki, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira. "Se chove, tudo o mais, tem que estar na lavoura." Uma das partes mais delicadas é a relação entre essas famílias e as empresas. Assina-se, a cada ano, um contrato de compra e venda que, na visão do Ministério Público do Trabalho, equivale a uma relação entre patrão e empregado. A diferença é que os agricultores não são registrados, não têm direito a férias nem 13º salário, e muito menos a afastamento em caso de doença.
"As empresas atuam em cartel", constata Margaret Ramos de Carvalho, procuradora do Trabalho no Paraná. "A relação é a mesma, não concorrem entre si. O produtor, ainda que mude de empresa, continua no mesmo sistema de integração. Ele está em condições análogas à de escravo, e compromete toda sua saúde", acusa.
Os trabalhadores ficam dependentes das empresas graças ao contrato, que estabelece uma venda em caráter de exclusividade em troca de sementes, agrotóxicos e equipamentos que são fornecidos em troca de uma dívida que sempre coloca o fumicultor em dificuldade.
Problema de Saúde Pública
A intoxicação pelos defensivos agrícolas, por sinal, é comum nas lavouras e chega até a provocar sequelas graves, como perda de movimentos nas pernas em decorrência de exposição a essas substâncias.
Outro mal, a chamada doença da folha verde do tabaco, provoca sintomas como tonturas, náusea, diarreia, febre, perda de apetite e do sono. O simples contato com a folha molhada pode transferir ao organismo até nove miligramas de nicotina. Ao fim de um dia de trabalho na época de colheita, um produtor fica exposto a 54 miligramas, o equivalente a 36 cigarros.
Trabalho Escravo Infantil
A situação agrava-se diante de casos de trabalho infantil. Dados colhidos em 2007 pelo Ministério Público do Trabalho davam conta de que 75 mil crianças trabalhavam na cadeia do fumo no Paraná e em Santa Catarina. Desde então, é provável que o número tenha sido reduzido por políticas governamentais e por pressões sobre as empresas, mas ainda não deixou de existir. “O monitor (representante da empresa) falou que se vir criança trabalhando, faz vistas grossas”, confidenciou um produtor.
O trabalho infantil na cadeia do tabaco tem uma especificidade. São filhos dos próprios produtores que passam a ajudar os pais por conta da péssima renda obtida nesta produção, que inviabiliza a contratação de mão de obra. “É ruim, sobretudo na produção do fumo, é condenável, não podemos aceitar, mas não é por vontade do produtor que as crianças trabalham”, adverte Amadeu Bonatto, coordenador técnico do Departamento de Estudos Socioeconômicos Rurais (Deser).
domingo, 2 de outubro de 2011
1º Corrida Jornal Bom Dia - Sorocaba
A corrida começou pontualmente as 08h30min com a largada na Praça Fernando Prestes, descendo a Rua XV de Novembro, acessando a ponte Francisco Delosso e percorrendo a Av. São Paulo, ida e volta, depois passando pela “Praça do Canhão”, Largo do Rosário, para poder seguir pelas ruas Álvaro Soares, sete de Setembro e Artur Gomes, após dar a volta no “Fórum Velho” foi só descer passando pelo largo do São Bento para receber a benção do Santo beneditino e alcançar a chegada.
O Jornal Bom dia e a Associação Santi Pegoretti foram ousados e acertaram em cheio ao escolherem o percurso que seguia pelas principais ruas do centro da cidade, normalmente as provas em Sorocaba são “empurradas” para as extremidades da cidade, mas dessa vez pudemos apreciar o centro de Sorocaba de forma inédita, de um ponto de vista especial. Também pudemos dar a nossa contribuição valorizando mais ainda a nossa cidade. Eu sempre digo que todo lugar que as pessoas de bem abandonam o mal toma conta e a Praça Fernando Prestes neste domingo esbanjou alegria, saúde e bem estar.
A participação de atletas de outras cidades não foi muito expressiva, também foi pequena a participação de corredores iniciantes, o que percebi foi um percentual considerável de “fantasmas” na corrida, talvez tudo isso aconteceu pelo custo da prova, o valor de 30 reais parece pequeno, porém para quem corre uma prova por semana o valor se torna alto.
Mesmo assim os iniciantes que participaram foram guerreiros e nos deram muito orgulho com o esforço que fizeram para completar a prova. Os vencedores da corrida merecem os “louros” de vencedores, mas os ultimos a completar a prova merecem os aplausos de todos, pois eles venceram, foram melhores que 600.000 Sorocabanos que não participaram da prova.
Dados Técnicos
Vencedor
FREDISON CARNEIRO COSTA 00:16:54
Vencedora
SORAYA VIEIRA TELLES 00:22:08
Participantes
286 corredores inscritos
Distância
6000m
Foto: www.sorocabaesportes.com
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Filme Steve Prefontaine - Um Nome Sem Limites
Ele foi um corredor de média e longa distância. Como atleta olimpico, inspirou outros corredores na década de 1970 como Frank Shorter e Bill Rodgers.
Prefontaine foi principalmente um corredor de longa distância que se tornou recordista americano em sete categorias entre os 2000m e 10000m.
Sua história foi contada em dois filmes: Prefontaine (1997) e Without Limits (1998).
Baixe o Filme:
Baixe a Legenda
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Filme: 127 Horas
O filme 127 horas conta a impressionante história real do alpinista Aron Ralston, que após sofrer uma queda em um desfiladeiro isolado no Utah (EUA), fica preso e sozinho durante cinco dias. Durante esses dias, o montanhista começa a fazer uma retrospectiva da sua vida, revivendo todos os fatos que aconteceram antes da sua viagem, relembrando amigos, amantes, família e as duas caminhantes que conheceu antes do acidente.
TrailerRalston examina toda a sua vida e cria coragem para sobreviver aos elementos que dificultam a sua recuperação e a volta para um local seguro. Aron fica preso com uma rocha sobre o seu braço, depois de muitas horas sentindo dor e sem ninguém por perto para ajudá-lo, ele decide amputar o membro superior com uma faca que levava consigo. Essa é uma das cenas mais chocantes do filme, o realismo é tamanho que algumas pessoas após assistirem esse trecho do filme passaram mal. O alpinista descobre assim que tem forças e os recursos necessários para se libertar por qualquer meio necessário, escalar uma parede com 200 metros e caminhar mais de 12 km antes de conseguir ser salvo.
Baixar o Filme
O longa conta com a presença de renomados atores em seu elenco, James Franco faz o papel do protagonista Aron Ralston e Kate Burton interpreta Kristi, além deles também participam da história Lizzy Caplan e Treat Williams. O filme é dirigido por Danny Boyle, mesmo diretor de “Quem Quer Ser Um Milionário” e ganha uma exposição ainda maior por já ter sido pré-indicado ao Oscar, com grandes chances de ser uma das novas produções premiadas.
Pois é, o drama tem previsão de estréia nas telonas brasileiras em 18 de Fevereiro e já promete ser um recorde nas bilheterias assim como foi nos Estados Unidos.
sábado, 10 de setembro de 2011
Tropa de Elite 2 - Megaupload
Sinopse: Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo.
Dados do Filme:
Tamanho: 385 MB ou 698 MB
Formato: Rmvb
Idioma: Portugues
Classificação Etária: 16 Anos
Lançamento: 2010
Qualidade Audio: 10
Qualidade Video: 10
Baixe o Filme
sábado, 3 de setembro de 2011
Polêmica na São Silvestre 2011.
Nesta quinta-feira, 1º de setembro, muitos corredores se viram extremamente desapontados com uma decisão da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo. O órgão público anunciou que, devido à festa Réveillon da Avenida Paulista, a chegada da tradicional Corrida de São Silvestre será negligentemente alterada de local, sendo feita no Parque do Ibirapuera.
Isso entristece muito os corredores, pois a chegada da corrida em frente ao prédio da gazeta cria um desfecho especial para a prova , homenageando o seu idealizador Casper Libero. (1*a-b) Segundo a CET, a chegada na Praça Túlio Fontoura “evitará conflito dos participantes da corrida com o público que vai prestigiar o Réveillon da Avenida Paulista".
Essa decisão atesta que não existe dialogo entre a CET e os “profissionais” da Yescom (www.yescom.com.br) organizadores da prova São Silvestre, que poderiam alterar o horário da prova e solucionar o problema, por exemplo, se a prova fosse as 09:00 da manhã seria muito melhor até mesmo para os corredores ou mudar a Festa da Globo para Copacabana, não faria falta nenhuma para São Paulo e os paulistanos visitariam o Rio no fim de ano rs.
Como sempre, os corredores serão vitimas, como se já não bastasse todas as agressões que os atletas sofrem do transido brasileiro também devemos sofrer em função de quem deveria nos proteger.
A largada do evento continua no mesmo lugar, sairá do MASP (Museu de Arte de São Paulo) e o traçado permanecerá com 15 km.
Boicote a prova é o que muitos corredores sugerem nos fóruns pela internet, também alguns sugerem que seja feita uma São Silvestre paralela com chegada em frente a Fundação Casper Libero, acreditamos que a segunda opção é a mais viável para quem não é profissional, mas acredito que essa decisão ingênua da CET será mais um absurdo que teremos que engolir.
Parece que existe o interesse dos órgãos públicos de acabar com o charme da corrida e transformar-la em um prova comum, na Av. Paulista pode se fazer de tudo, Parada Gay transbordando de drogas(3*), festa de Ano Novo regada de álcool, comícios políticos com dinheiro público, festas religiosas suspeitas e tudo mais(4*), porém uma corrida saudável, feliz, maravilhosa não será mais permitido. Este ano já não terá seu maravilhoso desfecho lá, quem dirá que ano que vem a corrida não terá seu inicio na paulista ou nem passará por lá?
(1*-a) A prova São Silvestre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrida_de_S%C3%A3o_Silvestre
(1*-b) Quem foi São Silvestre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Silvestre_I
(2*) Casper Líbero
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1sper_L%C3%ADbero
(3*) http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u405251.shtml
http://videos.r7.com/cameras-flagram-uso-de-drogas-durante-a-parada-gay-em-sao-paulo/idmedia/4e08f5b93d140d3b4f7e01df.html
(4*)http://www.desejandodeus.com.br/2011/06/marcha-para-jesus-2011-paganismo-roubo.html
http://estrangeira.wordpress.com/2011/06/26/marcha-para-jesus-por-laudinei/
http://exemplobereano.blogspot.com/2011/07/marcha-para-jesus-um-show-de-falacias-e.html
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Nike 600K 2011 Com Novidades
A prova como nas outras edições terá a largada no Parque de Ibiapuera no dia 20 de outubro com a chegada na praia de Ipanema/RJ.
Este ano a corrida terá novidades, serão dois desafios, um será o "COISADABOA" onde participarão corredores a madores de até 25 anos. O outro desafio será o Ultra Desafio SP-Rio, que não terá limite de idade. “Tornamos a corrida mais jovem, inclusiva e ao mesmo tempo mais desafiadora”, como esplica Nortpool Furlani, gerente de marketing de Running da Nike.
Cada uma das sete equipes contará com oito corredores amadores, cada um deles terá que percorrer aproximadamente 42km (uma maratona) por dia podendo ser dividido em até três trechos. As exigencias para participar para os homens devem ser o pace (ritmo por quilômetro) entre 3’30” e 4’30”; e para as mulheres entre 3’40” a 5’. Cada equipe terá seis titulares (4 homens e 2 mulheres) e dois reservas (1 homem e 1 mulher). Todos atletas passam por uma seletiva da Nike +.
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
domingo, 21 de agosto de 2011
Correr Na Chuva da Barato.
Começo a correr com calma para aquecer, até porque os primeiros 1000m são somente subida, e muito acidentado, por isso não é bom forçar com o corpo frio, superada a subida começo a forçar mais, seguindo pela Rodovia Raposo Tavares, nesse ponto do trajeto posso observar como é o senso de humor da mãe natureza e confesso que achei meio estranho. Na cidade de Votorantim, do outro lado da colina, 8 km a frente, bem onde fica a minha casa e conseqüentemente o meu destino, o céu está tenebrosamente escuro, aquele mau tempo pareceu uma ameaça para o meu treino, pois toda tempestade nessa região segue de sudoeste para nordeste, bem no sentido contrário ao meu.
Refleti sobre a possibilidade de retornar, mas o meu espírito de Prefontaine(http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Prefontaine) me deixou cego, “vambora” , algo me disse que eu tinha que seguir, a sede de aventura era muito grande.
A medida que os meus parceiros de corrida (par de tênis) devoravam os metros e os quilômetros a chuva se aproximava, já dava para sentir uma garoa fina caindo desordenadamente , bem tímida e insignificante, era um sinal inverso do extremo que eu enfrentaria mais adiante.
No meio do trajeto a garoa já demonstrava querer castigar, mas por enquanto só molhava, estava fazendo só “cosquinha”, mesmo assim eu precisava usar os óculos de segurança. Até agora eu acreditava que o temporal absurdo iria me pegar só de raspão, porém a mãe natureza não aceita que façam pouco caso dela, foi quando iniciou a precipitação de raios e relâmpagos dentro daquela massa cinzenta que se aproximava, um festival fantástico e maravilhoso de ser observado quando se está em um lugar seguro. A escuridão adiante era admirável, parecia que Votorantim não existia mais, como se a tempestade tivesse engolido a cidade e não existisse mais nada além.
Com tudo isso as minhas veias estavam tomadas de adrenalina, meu sangue estava fluorescente e ao invés de pensar em procurar um abrigo eu queria mesmo era chegar logo no meu destino e encarar logo aquilo tudo, “força garoto!”, eu escutava.
No sétimo quilômetro, a algum tempo, a chuva já estava muito forte, eu estava correndo por uma avenida que segue pelo topo da colina oeste de Votorantim, eu me aproximava ao centro da tempestade, a ventania ficava cada vez mais forte, pulverizando a chuva jateando-a de todas as direções no meu rosto, era impossível respirar pelo nariz e respirando pela boca eu quase me afogava com o ar misturado com água que eu aspirava, por isso passei a correr com a mão sobre a boca formando um filtro.
Estava impossível enxergar com os óculos, mas não dava para correr sem eles, a chuva lançada pela força do vento contra o meu rosto machucava os olhos e eu olhava por baixo dos óculos visualizando somente os meus pés para poder enxergar onde eu pisava.
Mesmo nessa situação eu nem imaginava em parar de correr, eu estava tomado por uma força que me permitia superar qualquer obstáculo, o meu psicológico estava no seu extremo, eu até me divertia com cada dificuldade que eu encontrava e rapidamente eu me adaptava para supere-la, a mãe natureza mandava eu matava no peito e chutava pro gol de bicicleta, ela não estava contra mim e sim era minha parceira que fazia os “cruzamentos” mais alucinantes para eu poder marcar o gol da decisão.
Tentei apresar o passo, aumentei a velocidade alonguei as passadas e senti a tremenda força do vento carregando o meu corpo para o lado nos momentos em que os meus pés não tocavam no chão, com uma adaptação no modo de correr consegui manter a velocidade razoável sem me arriscar a levar um tombo.
Eu olhava para a rua e através das lentes embaçadas dos óculos pude ver os clarões dos carros freando porque não conseguiam ver nada, muitos buzinavam, desviavam de outros, o transito virou um caos por muito pouco não houveram acidentes, nesse instante veio em mim algo que não posso explicar mas era como uma energia que me tivesse envolvido e me tornasse imune a qualquer mal, era o sentimento de estar em uma cápsula que me tornava isento dos perigos, estava me "DANDO BARATO", isso me fez pensar, “como o ser humano se faz de frágil, todo aquele desespero que uma situação como essa pode causar nas pessoas e na verdade o único prejuízo que terei é chega em casa molhado”. Realmente, logo eu estava em casa me sentindo um super-man, invulnerável, eu estava realizado mais do que quando corri minha primeira prova, o sentimento durou dias, e passei a me conhecer melhor.
Tudo bem, além de chegar molhado, acredito que as pessoas que me viram correndo devem ter pensado que sou louco, exibido, sem noção..., mas não vou tentar explicar e nem conseguiria explicar o porquê de ter encarado aquilo tudo e porque me senti muito bem depois de tudo, só quem corre pode entender do que estou falando, por isso convido a todos que durante a leitura dessa aventura pensaram, “louco, exibido...”, a correr experimentar essa aventura, não precisa ser na chuva, pode ser num ambiente perfeito para a pratica desse esporte, e fique tranqüilo, ela está a espreita, um dia a mãe natureza vai te encontrar e te convidar para uma aventura alucinante ai você descobrirá o super-homem que existe dentro de você.
Abraços e “Força!”.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Corrida da Longevidade 2011: Etapa Sorocaba
Era uma manhã acinzentada Domingo 31 de julho de 2011, uma garoa fina caia depois da madrugada chuvosa. Os dias que antecederam da corrida foram frios e esse domingo prometia ser igual.
Ao aproximar da hora da corrida a garoa cessou e o clima ficou muito agradável, nem frio nem calor, a temperatura e a umidade estavam perfeitas para uma corrida, nenhum vento para gelar e nem sol para fazer a umidade evaporar e sufocar os corredores, tudo corria perfeitamente para o evento.
Infra-estrutura
O local escolhido, Parque das Águas estava muito bem estruturado para a corrida com dezenas de banheiros próximos, havia suporte técnico e médico para todos os participantes, indo de um exame rápido de saúde até as seções de massagens. Também havia um palco muito bem montado, com som, animação e professores para orientar o alongamento.
Público Alvo
O evento contou com corredores bem conhecidos no mundo da corrida como o Marcelo Cabrini que venceu a prova pela segunda vez e Carlos Antonio dos Santos, do Esporte Clube Pinheiros, que foi vice, também contou com corredores e corredoras de todo estado de São Paulo e também corredores quenianos.
Os sorocabanos prestigiaram o evento com maestria, o numero de participantes foi enorme, já se percebia ao chegar ao bairro Maria do Carmo e via que as ruas estavam abarrotadas de carros estacionados, como não podia ser diferente, estavam presentes muitos atletas da AASP, Academia Ells, os atletas de Alumínio e Itu que participam de todos os eventos na cidade
Os momentos que antecedem a prova se tornam um espetáculo feito pelos corredores enquanto se aquecem, é muito bonito ver as pessoas executando a “lição de casa” com seriedade, cada um com seu estilo, com suas técnicas antigas ou inovadoras, eu posso confessar que já aprendi muito nesses momentos com os exemplos dos mais experientes.
Nos olhares dos corredores é possível ver muita alegria e ao mesmo tempo muita seriedade, como se sentissem que estivesse se aproximando a hora de mostrar para si mesmo que fez tudo direitinho e receber seu premio, que é a superação e o sentimento de conquista que só um corredor pode entender o que é e ao mesmo tempo não consegue explicar.
A Prova
Olhando de dentro da corrida o percurso feito na marginal é muito bom para quem está começando a correr, muitos participaram da sua primeira corrida nesse percurso e eu também sou um dos que correram pela primeira vez nesse local.
O percurso é extremamente plano, tranqüilo e com piso muito bom, quase não precisamos nos preocupar com torções, a vista é gostosa e todos da corrida estão sempre próximos, nunca alguém corre solitário, isso ajuda muito a incentivar os participantes.
A única coisa um pouco chata desse percurso é que para aqueles que já correram nele dezenas de vezes, no meio do percurso sentem como se estivessem na mesma corrida e ela nunca termina, chega a ser um pouquinho tedioso, mesmo assim é uma aventura nova porque como diz o ditado “nenhuma corrida é igual a outra”.
Finais
O Bradesco Seguros tem que ser parabenizado pelo evento, muito agradável e divertido, e para ficar melhor seria bom fazer a corrida no mesmo local mas com o percurso um pouco diferente.
Sobre a prefeitura de Sorocaba, me entristeceu o fato de não ver ninguém da Secretaria de esportes nem da cultura e nenhum agente da Urbes no evento, também não estava presente a guarda municipal.
Por fim o evento só merece elogios e eu vou esperam ansioso o próximo evento.
domingo, 31 de julho de 2011
1º Fase da Corrida Independente da Nossa Senhora Aparecida 2011. Em memória ao Dr. António Domingos Soares.
Para contar sobre a corrida que aconteceu no dia 01 de janeiro de 2011 eu preciso voltar no tempo um pouco mais de um ano, para onde a intenção de realizá-la começou.
Em Sorocaba todo ano no segundo domingo de julho é feita uma procissão que sai da Catedral leva uma réplica da imagem da Nossa Senhora Aparecida até uma Capela no bairro de Aparecidinha, onde a imagem permanece até o dia 1º de janeiro quando ocorre outra procissão levando a imagem até a catedral de Sorocaba.
No ano de 2009 surgiu em mim o desejo de fazer uma corrida no mesmo percurso da procissão, no mesmo dia e um pouco antes da procissão para que a corrida servisse como abre alas para a Santa.
Durante algumas pesquisas descobri que o percurso tinha em média 12km coincidindo com o dia 12 de outubro que é o dia de Nossa Senhora, também descobri que os outros 3 percursos prováveis entre a capela e a catedral sempre tinham aproximadamente 12km nunca menos que 12 e nunca atingindo 13km, por isso achei que a corrida tinha que ser no dia 12 de outubro.
Dês da primeira vez que senti o desejo de correr esse percurso eu achei que teria que fazê-lo por um motivo muito forte por se tratar de uma data especial, por isso no dia 12 de outubro de 2009 eu não corri, não consegui achar um motivo extremamente grande, impossível ou desesperador para oferecer, assim foi também no dia 1º de janeiro de 2010 e no segundo domingo de julho de 2010.
Apesar do meu grau de desenvolvimento na corrida que me permitia correr míseros 10km, correr 12km não é nada de extraordinário e nem impossível, mas o motivo tem de ser importante para tornar a experiência extraordinária e no dia 12 de outubro de 2010 eu tinha um dos maiores motivos do mundo para correr, a saúde do meu pai.
O meu pai estava a mais de um mês no hospital sofrendo de câncer, os médicos já haviam feito de tudo e não existia mais solução na medicina para a sua enfermidade.
Apesar de ninguém contar isso para o meu pai ele já sabia disso e mesmo assim ele não perdia as esperanças e dizia que seria feita a vontade de Deus e que ele a aceitaria feliz, o meu pai não deixava transparecer nenhum mal humor, pelo contrária apesar da doença piorar a cada dia ele falava como se estivesse sendo curado e realmente estava sim, ele tinha a alma luminosa, alegre e purificada, estava cheio de bondade, otimismo e jamais reclamou daquela situação.
Ele sempre foi o maior apoiador das minhas aventuras esportivas e eu gostava de contar para ele os meus feitos, ele me escutava e incentivava, pois então, agora esse era o motivo de eu correr o percurso da Santa, pedir por um milagre para o meu pai.
A Frustração que Virou Alegria.
Eu estava ansioso para que chegasse o dia 12 de outubro, e no dia 11 do mesmo mês eu tive que trabalhar e sai de madrugada muito cansado por o trabalho ter sido pesado, o que me fez acordar com muita dor no joelho, parecia que havia uma lança encravada na patela, jamais tentaria correr assim, uma lesão grave era certa logo nos primeiros metros e por motivo de força maior não fui correr, mas peguei a moto e fui até o hospital visitar o meu pai.
Cheguei ao seu quarto e não havia ninguém lá, me assustei pois meu PA não conseguia dar nem um passo sozinho, fui até a enfermeira que me informou que ele tinha saído de cadeira de rodas com um moço, logo entendi que meu irmão tinha passado lá, a sensação de não vê-lo no quarto me causou tremendo incomodo e por isso não suportei aguardar o elevador, desci as escadas do quarto andar desesperadamente atropelando os degraus até o estacionamento onde achei que eles estavam tomando sol e os encontrei,
Nós passamos uma manhã maravilhosa, conversamos, demos muita risada a ponto de ficar sem fôlego, foram momentos intensos, apesar a situação do momento, passamos uma manhã inspiradora de otimismo e esperança. Eu fiquei muito satisfeito, pois passar aqueles momentos juntos, valeu mais apena do que ter corrido, até mesmo por que foi a ultima vez que isso aconteceu, hoje tenho certeza que a Nossa Senhora permitiu que a Divina Providencia não me deixasse correr para poder desfrutar aquele ultimo momento.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
A Corrida e a Depressão
Existem muitas pesquisas sobre as vantagens da corrida para o tratamento da depressão aguda uma delas foi apresentada em uma feira no Colégio Americano de Medicina Esportiva (American College Sport of Medicine, http://www.acsm.org/).
As pesquisas apresentaram um teste que fizeram com dois grupos de pessoas em tratamento da depressão, nesse estudo os dois grupos foram tratados com medicamentos da mesma forma, porém os participantes de um dos grupos praticou a corrida de rua com intensidade media e o outro grupo apenas fez uso de medicamento.
Ao final do estudo constatou-se que as pessoas que estavam em tratamento e praticavam a corrida de rua tiveram a cura da doença e ao mesmo tempo reduziram as dosagens de medicamentos até o ponto de não fazerem mais uso deles, já o grupo que só fez uso de medicamento apenas obteve leve melhora e ao reduzir o medicamento eles apresentavam novamente significativa piora no quadro de depressão.
Já um estudo publicado na revista “The Archives of Internal Medicine http://archinte.ama-assn.org”, que durou 4 meses feito com 156 pessoas que sofriam de depressão aguda mostrou resultados muito otimistas, o estudo dividiu os pacientes em 3 grupos, um grupo recebeu somente tratamento medicamentoso, o segundo grupo recebeu tratamento medicamentoso e passou a praticar exercícios físicos regularmente e o terceiro grupo apenas praticou exercícios físicos regularmente.
No final do período de 4 meses os pesquisadores perceberam melhoras similares nos três grupos de pacientes, porém o segundo e o terceiro grupo além das melhoras não apresentaram os efeitos colaterais dos medicamentos.
O psicólogo James Blumenthal, chefe da equipe de pesquisa conclui:
"Quase um terço dos pacientes com depressão não respondem aos medicamentos e em muitos outros a medicação provoca efeitos colaterais indesejáveis. Por isso, os exercícios devem ser considerados uma opção válida de tratamento".
"Simplesmente tomar uma pílula é uma atitude muito passiva", diz. "Exercitar-se, por outro lado, demanda um comprometimento por parte do paciente, que se reflete na melhoria da sua auto-estima e autoconfiança."
Porque a Corrida Ajuda a Combater a Depressão?
A pratica de corrida faz o organismo acelerar o metabolismo e provoca um aumento na produção de hormônios que causam melhoras psicológicas e físicas surpreendentes.
O aumento da produção de endorfina, serotonina e dopamina, permitem que o atleta sinta uma sensação de relaxamento, inibição da dor e bem estar. Esses neurotransmissores também reduzem a ansiedade e aumentam a auto-estima.
O organismo do atleta também reduz a criação de cortisol, esse hormônio é responsável pelo nível de estresse e também é responsável por inúmeros problemas de saúde, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cortisol).
O corredor passa a contar com uma maior resistência e passa a administrar melhor sua vida mesmo em momentos difíceis ou de pressão. Adquire maior disposição para as suas atividades profissionais. O raciocínio melhora drasticamente e apresenta uma melhora da memória, pois, o cérebro recebe melhor oxigenação e funciona com melhor eficiência. Tudo isso provoca um bem estar psicológico.
A Corrida e o Comportamento Depressivo
Como vimos anteriormente é certo dizer que o esporte aeróbico como a corrida funciona como um remédio para a depressão, porém como é comum saber a pessoa que sofre de depresão possue um comportamento auto-destrutivo, de forma que ela pode fazer qualquer esforço para se agredir pisicologicamente e fisicamente e ao mesmo tempo impede que a pessoa faça atividades que ajudem ela a melhorar e sentirsem bem, ela passa por um estado em que praticamente sente prazer em se sentir mau.
Com essas circunstancias como uma pessoa que sofre de depressão poderá praticar a corrida, sendo que os principais sintomas da depressão são o desanimo, apatia, stress, angustia, pensamento negativo, ansiedade e até mesmo dores bdominais e enjoos.
Não existe dúvida de que a corrida pode atenuar e até curar a depressão, mas a pessoa deprimida segue um caminho que a distancia desse esporte, talves por esse motivo as pessoas deprimidas sofrem muito com o vicio e efeitos colaterais de fortes remédios que são mais facilmete aceitos pelos pacientes quando procuram tratamento médico e dessa forma o trabalho dos pisciatras é facilitado.
Portanto a pergunta não é o que pode curar a pessoa que sofre de depressão, mas como ajudar a pessoa deprimida a aceitar o tratamento?
Uma das idéias que eu gosto de apoiar é a filosofia dos Monges Beneditinos, que chegou até mim pelo meu pai Dr. AD Soares, “Ora Et Labora”, “Oração e trabalho” . A filosofia Beneditina diz que alem da oração o trabalho intelectual e manual trabalham para a dignidade do homem, sua paz de espirito e a aproximação de Deus.
Na minha reflexão sobre essa filosofia a oração existe em forma de um dialogo com Deus, de preferencia indireto. A pessoa que sofre de depressão é procurada por outra pessoa que passou pelo problema e superou e é ouvida por essa pessoa, dessa forma Deus estará presente, como diz Jesus : “onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente” .
O motivo de precisar de um intermediário é que se alguem disser para alguem que sofre de depressão rezar que Deus vai ajudar, o que provavelmente vai acontecer é a pessoa passar a atribuir a culpa de seus problemas a Deus e irá se distanciar da oração, já o dialogo é oração mesmo que não se toque no assunto de oração ou Deus.
A parte “Labora” ou trabalho trata a parte fisica e hormonal que tem extrema importancia na piora ou melhora da doença, por isso a corrida com todas suas vantagens de produção de hormonios que ajudam as pessoas a se sentirem bem, otimistas, com sua ansiedade controlada. É um remédio rápido e de resultado imediato. Alem disso, o cansaço fisico permite que elas diminuam ou até inibam todas as disfunções do sono eliminando a necessidade da utilização de remédios para dormir e para se manter acordados.
Mas a corrida também necessita de um intermediário, alguem que convide o paciente a fazer a experiencia, mesmo sem ter vontade ou não acreditando no seu resultado, iniciando pela caminhada e progredindo com o tempo. Devesse sempre ficar claro que mesmo os corredores mais treinados sentem preguiça, sentem desanimo, e em suas cabeças inventam inúmeras desculpas para não treinar e o que faz elas irem para os treinos não é o condicionamento físico mas o condicionamento mental e pode ter certeza, são poucos os corredores que chegaram a essa condição sozinhos sem o intermédio de alguem.
Já o trabalho intelectual é outro assunto mas vou iniciar a idéia, seria o trabalho voluntário, trabalhar para os outros, de forma a esquecer os próprios problemas assim apessoa sairá de seu mundo e verá que existem pessoas felizes com problemas maiores do que os dela, as explicações ficam para outro estudo mas o principio é esse.
Depoimentos
Alanis Morissette
Alanis Morissette encontrou o remédio para curar a depressão, doença com a qual convia há anos.
Em entrevista à revista Runner's World, a cantora canadense revelou que "correr tornou entrar em depressão algo impossível". "Se eu estou passando por algum problema emocional e saio para correr, você pode assegurar que volto com clareza".
A cantora vencedora do Grammy, que já correu duas maratonas, se esforça para sempre ser uma atleta ativa, no passado ela chegou a treinar natação sete dias por semana, Morissete declarou que às vezes luta para ter motivação para correr. "Mas eu amarro meus cadarços, coloco um sutiã apertado e saio por aí como um pequeno robô. Os primeiros 10 minutos são difíceis, mas logo pego o ritmo", disse.
"Eu lutei contra distúrbios alimentares na minha adolescência, mas notei que quando trato meu corpo como um instrumento ao invés de um enfeite, minha relação com a comida muda completamente", completou Alanis.
domingo, 24 de julho de 2011
Onde Correr - Jd Europa - Sorocaba - SP (Parque da Água Vermelha)
Como não sabia a distância do percurso resolvi correr marcando o tempo, que seria o mínimo de 50min. E corri 52min concluindo seis voltas, chegando em casa verifiquei que cada volta do percurso tem 1665m
O ponto positivo do percurso é que ele é quase plano, possui uma altimetria bem leve com uma diferença de 25 metros entre o ponto mais baixo e o mais alto, o local também tem pouco trânsito, mesmo assim é preciso tomar cuidado com os motoristas que não estão acostumados com esse tipo de esporte e ameaçam os corredores dirigindo perigosamente.
Um terço do caminho é arborizado que permite um pequeno refresco durante o treino.
Também percebi que o local é pouco utilizado pelos moradores do bairro, durante as 3 horas que permaneci no local vi somente dois casais praticando caminhada.
Também vi três pessoas estranhas a toa no local, por isso volto a repetir que quando as pessoas de bem abandonam um local as pessoas do mal tomam conta dele, por isso faço um apelo para os moradores do Jd. Europa, freqüentem mais a Av. Londres, tomem posse do que é de vocês façam o bem ser maioria, eu já dei a minha contribuição e farei novamente.
Gostaria de parabenizar a Prefeitura de Sorocaba pela manutenção da Avenida, gostaria de pedir para a secretaria de obras para abolirem essa política tonta de não plantarem arvores que fazem sombra só para reduzirem a mão-de-obra com a manutenção, podemos observar em todos os parques de Sorocaba.
Mapa do Percurso
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Romaria da Aparecidinha 10/07/2011
Como já havia programado fui até a Praça Fernando Prestes com a minha esposa e minha sogra para sair da catedral junto à imagem, infelizmente uma amiga delas não foi, mas estávamos lá.
Ao chegar à praça as 05h e 40min vimos que uma multidão de milhares de pessoas já descia a rua XV de novembro iniciando a romaria, como eu havia combinado de ir correndo eu me despedi da minha esposa e comecei a correr, fiquei um pouco chateado, pois a minha esposa e minha sogra queriam seguir pertinho da imagem.
Foi muito difícil passar correndo pelas milhares de pessoas que seguiam na frente, mas na altura da praça do canhão eu já havia me desvencilhado da multidão e então percebi que aquelas pessoas não estavam acompanhando a imagem da Santa, mas eles haviam saído na frente, ai passei a desejar que a minha sogra e minha esposa tivessem percebido isso e acompanhassem a imagem que vinha atrás, e graças a Deus elas perceberam isso e deu tudo certo.
Seguindo pelo caminho encontrava pequenos grupos adiantados de 2 a 5 pessoas, provavelmente casais e pequenas famílias que seguiam rezando o terço ou cantando musicas religiosas, eu passava por eles e me sentia muito motivado a continuar, pois muitos eram idosos e alguns ainda usavam bengala e seguiam firmes e fortes nesse ato de Amor a Nossa Senhora Aparecida.
Várias pessoas pelo trajeto comercializavam água, alimentos e até cachaça e alguns ofereciam água, pão e café de graça aos romeiros, mas, no entanto somente o pessoal da Farmamed me ofereceu água durante todos os 12 km do percurso.
Eu gostei muito da experiência, pois o clima era muito bom o percurso bem variado com subidas, descidas, asfalto, concreto grama e terra.
Infelizmente não encontrei ninguém correndo como eu, somente quando eu voltava para encontrar minha esposa e minha sogra eu passei por uma corredora e isso fez a chama de esperança reacender, pois acredito que um dia teremos uma corrida em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.
Espero um dia poder correr em uma prova nesse percurso, mas enquanto isso não acontece, eu vou correndo a minha "Corrida Independente de Nossa Senhora Aparecida - Sorocaba" e no dia 12 de Outubro de 2011 farei novamente esse percurso e convido os interessados a correm a me contatarem.
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Romaria, Procissão de Aparecidinha - Sorocaba
Eu corro o mesmo percurso feito pela procissão saio junto e sigo na frente como um abre alas, claro que chego bem antes mas é a miha forma de homenagear a Nossa Senhora Aparecida.
Convido quem quiser a fazer o mesmo e espero que um dia tenha em Sorocaba a "Corrida Oficial de Aparecidinha", lembrando, a procissão sai as 06h da catedral de Sorocaba, segue pela Rua XV de Novrembro, vai pela avenida São Paulo, passa pela Padre Madureira, vai pela Av. Carlos Reinaldo Mendes e acaba na av. 3 de Março, são aproximadamente 12KM com pouca subida.
Todo ano milhares de fiés de Sorocaba e da região realizam duas tradicionais procissões religiosas nas quais os fiéis deslocam a imagem de Nossa Senhora Aparecida entre as igrejas Aparecidinha e Catedral Metropolitana.
A Igreja de Aparecidinha foi construído em 1785, em taipa de pilão. Encontra-se atualmente toda reformada e em excelente estado de conservação.
Durante a época das romarias, o santuário é visitado por pessoas de várias partes do Brasil.
No caso do santuário de Aparecidinha, por exemplo, a manifestação religiosa mais conhecida é a romaria realizada duas vezes ao ano, com ida da imagem da Santa da Catedral Metropolitana ao santuário no segundo domingo de julho e retorno em 1º de janeiro. Essa romaria, oficializada através da Lei nº 8.178, de 4 de Junho de 2007 e nascida de um projeto do vereador Hélio Godoy, vem se repetindo há mais de um século.
A igreja que deu lugar ao santuário foi construída em 1785, quando o português guarda-mor Antonio José da Silva mudou-se de Lorena-MG para Sorocaba, fixando residência no bairro do Pirajibú do Meio e trouxe consigo uma imagem em madeira de Nossa Senhora Aparecida. Mandou construir uma capela e esta foi a segunda igreja dedicada a Nossa Senhora (a primeira foi a da cidade de Aparecida/SP) no Brasil.
O movimento de peregrinos ao santuário de Aparecidinha cresce a cada ano. Registre-se que no histórico bairro também se encontram, há cinco anos, as modernas instalações do Seminário Arquidiocesano São Carlos Borromeu.
O local pode ser acessado, seguindo pela Av. 31 de Março até o bairro de Aparecidinha.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Onde Correr - Itapeva - Av. Mario Covas
Trata-se de uma avenida chamada Av. Mario Covas, eu gostei do percurso porque ele tem uma distancia continua razoável, diferente do resto da cidade e também o transito de veículos não é muito intenso.
O legal do percurso é que as distancias podem ser personalizadas, por exemplo a volta toda permite um treino de no mínio 2500m, já fazendo o retorno em um certo ponto podemos ter um trajeto de 2000m e em outro ponto teremos 1000m. Isso é muito bom pois podemos personalizar as distancia de acordo com o tipo de treino e com o grau de evolução do atleta.
Já a altimetria é bastante favorável, mesmo se tratando de 1250m de subida continua no trajeto mais longo, ela não chega a ser muito forte, possibilitando um bom treino para quem está iniciando em subidas.
Continuando com a altimetria, da mesma forma que a subida não é muito elevada, a descida também é leve e agradável, ela permite descer correndo em um ritimo calmo ou se preferir é possível treinar o fôlego e a coordenação deixando-se embalar.
O ponto negativo é a segurança, depois de certo horário o local se torna deserto, por isso não aconselho o treino após as 20 horas, mas isso poderia mudar caso a prefeitura e outras instituições como a Policia Militar e outros apaixonados por Itapeva como Rotary Itapeva, o blog esporteitapeva.esporteblog.com.br, Secretaria Municipal de Esportes de Itapeva, Unimed Itapeva, Votorantim Cimentos entre outros, promovessem a pratica de esportes no local, criando infra-estrutura, iluminação, revitalização, instalando limitadores de velociade para os carros e promovendo evencos como provas de corridas, grupos de caminhada para idosos e muitas outras coisas.
Eu sempre digo e comprovo que qualquer lugar que não for freqüentado por pessoas de bem será dominado pelo “mau” e por isso incentivo a pratica de esportes nesses locais, eu sou o primeiro a fazer presença somando o time do bem, por isso convido a todos a fazerem o mesmo.
Segue abaixo o mapa com as distancias e a altimetria.
Abraços
Percurso de 2500m
Percurso 2000m
Percurso 1000m
Altimetria
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Onde Correr - Sorocaba - Vila Hortencia / Jd Prestes de Barros
Apesar do prefixo "córrego" o local é bem estruturado, com pavimentação de concreto, não ocorre mau cheiro por causa da água, pois se trata de água de nascente.
O transito é relativamente tranqüilo, precisando um pouco de atenção nos horários de pico
As pessoas do bairro que utilizam o local como pista de caminhada são bastante simpáticas, tornando o ambiente agradável.
O trajeto para treinamento de corrida consiste em uma leve subida de 1km e uma leve descida 1km, a subida e descida é tão tranqüila que em vários pontos ela consiste de pista plana, ela tem uma elevação de apenas 13m em um quilometro.
O único ponto negativo é a falta de arborização, mas isso é comum em Sorocaba, a prefeitura sempre teve a política de retirar arvores com folhagem e plantar palmeiras pois elas geram menos trabalho com a limpeza, reduzindo custos e emprego..., mas isso é outro assunto, o fato é que para treinar no córrego lava Pés precisa ser pela manhã ou no finalzinho da tarde, porque lá não existe sombra.
É isso pessoal, está dada a dica, abaixo coloquei o mapa e a altimetria.
Aproveitem para visitar o Zoo e a Igreja.
Abraços
Mapa
Altimetria
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Corrida Campari 2011 - Sorocaba - 22/05/2011
A corrida teve uma organização excelente, foi uma prova muito bem organizada com pouquíssimo atraso e uma infra-estrutura muito boa para acolher os atletas.
O ambiente da prova estava muito agradável, esse tipo de competição sempre atrai pessoas das melhores qualidades, principalmente os atletas amadores, fator que faz com que o evento seja diferenciado, esses atletas amadores transbordam em espírito de companheirismo, simpatia, camaradagem e amizade.
Haviam participantes de vários locais, a região de Sorocaba foi toda representada, também tiveram participantes do litoral paulista, de Minas Gerais e até do Piauí. O evento permitiu a participação de todo tipo de atleta, pois além dos 10km existia um percurso de 5km e caminhada.
As corridas proporcionam a liberdade de cada um ser quem realmente é, as pessoas que possuem maior dificuldade para transpor a linha de chegada são aplaudidas da mesma forma que as pessoas que ganharam a corrida, pois o maior adversário de cada um é ele mesmo, suas dificuldades e limitações que as corridas permitem que elas sejam superadas e na Corrida Campari 2011 não foi diferente.
Nos 10km que participei a única coisa que poderia melhorar um pouquinho seria o espaço disponível para a largada, os corredores seguiram por um trajeto sinuoso e em aclive, o que fez com que o pelotão de largada demorasse para se dissipar, por outro lado esse trajeto por dentro da fábrica com muitas curvas e retas pequenas, proporcionou um ambiente aconchegante e muito animado devida a proximidade de todos, isso fez que os primeiros 1500m passassem quase desapercebidos.
A hidratação na prova foi excelente, fiquei surpreso ao encontrar um ponto de hidratação ao completar o primeiro quilometro. Seguindo a prova tivemos 5 ou 6 pontos de hidratação, não me lembro bem, mas como a maioria do trajeto era de ida e volta pelo mesmo trajeto, essa quantidade de pontos de hidratação foi mais que suficiente. Outro ponto positivo foi que a água vinha em garrafinhas da Schincariol, isso ajudava os atletas na ingestão de liquido, pois é muito mais fácil beber água em garrafinha quando se está correndo do que em copo, as garrafinhas também ajudaram os atletas a levarem consigo a água por muito mais tempo. Mesmo assim fica uma dica, talvez seria bom estudar a possibilidade de produzirem garrafinhas com menor quantidade de água, pois a maioria delas foram descartadas com menos da metade do seu conteúdo consumido.
Seguindo com a corrida, assim que saímos da fábrica e seguimos pela avenida Carlos Reinaldo Mendes, tivemos que enfrentar uma longa subida que parecia que ia sugar todas as nossas forças logo o início da prova, nesse momento todos se concentram cada um com sua técnica especial para esses momentos. A minha técnica, não sei se é a melhor mas para mim cai muito bem, eu reduzo a amplitude das passadas, aumento bastante sua freqüência, respiro com máxima eficiência aspirando e espirando pela boca, baixo a cabeça e ligo o piloto automático, quando dou por mim a “montanha” foi superada.
Depois da subida o trecho segue por uma descida com pouquíssima inclinação que é quase uma reta, que vem como um santo descanso depois da subida. Seguimos assim até o KM 5,5 onde começa outra subida de 500m não tão íngreme, mas na “altura do campeonato” ela não parece nada doce. O consolo é que no final da subida começamos a voltar pelo mesmo caminho, fazendo com que toda subida de antes se tornasse descida, apesar das decidas acentuadas exigirem do físico dos atletas, elas possibilitaram um ganho de tempo para aqueles que possuíam uma boa estratégia para esses trechos.
Depois da ultima descida que antes era a primeira subida, é claro, já no 9º quilometro adentramos a fábrica por um percurso de 1 km muito disputado principalmente para aqueles que guardaram energia para esse momento.
Eu fiquei satisfeito com o meu desempenho, pois não estava treinando para 10km a muito tempo e mesmo assim completei em 50min e 27seg, no Km 8 eu achei que conseguiria completar a prova abaixo dos 50min e mesmo não conseguindo eu fiquei muito satisfeito pois analisando o desempenho eu acredito que dei tudo de mim durante a prova toda sem fraquejar e utilizei adequadamente todas minhas técnicas.
Altimetria
domingo, 15 de maio de 2011
Treino - Sorocaba X Votorantim (Jd Karolyne X Vl. Hortencia)
Olá pessoal, vou postar um percurso que costumava fazer aproveitando o tempo de ida ao trabalho.
É um percurso composto por subidas e descidas acentuadas e trechos planos, em uma distancia total de 8000m um pouco difíceis de serem transpostos, pois ele segue em uma avenida movimentada em Votorantim (Av. Gisele Constantino), acessa a rodovia Raposo Tavares depois adentra Sorocaba pela Av. Nogueira Padilha.
Dificuldades:
• Muito trânsito, e pouquíssima compreensão dos motoristas;
• Nos dias de vento a rodovia se torna um túnel de vento, em caso dele estar contrário aumenta significamente o esforço;
• Na Rodovia tem um trecho de 1000km que cruza os bairros João Romão e Vila Sabiá onde se encontram algumas “biqueiras”, pontos de venda de crack, porém em um ano passando por ali nunca tive problemas;
Vantagens
• O terreno é todo de asfalto e calçada de concreto, reduzindo as chances de torção;
• Todo trecho da rodovia, menos nos bairros citados acima, é policiado pela PM Rodoviária;
• Trajeto diversificado, possibilitando todo tipo de treino, subida, ladeira, reta...;
Altimetria
Mapa
domingo, 8 de maio de 2011
Sugestão: Treino Votorantim / Sorocaba 7500m
O treino iniciou em Votorantim na antiga estrada do “Quiló”, foi até Sorocaba seguindo pela estrada Sorocaba X Salto de Pirapora, acessando a Raposo Tavares sentido Capital, adentrando pela avenida Gisele Constantino para retornar a Votorantim.
O treino exigiu um pouco de atenção e resistência em função do terreno e do ambiente, nenhuma parte do percurso tem sombra, por isso eu iniciei o treino um pouco antes do nascer do sol, também utilizei roupas de cores chamativas para que os motoristas pudessem me notar.
Parte do trajeto é terra (500m cross country), depois segue em avenida em perímetro urbano e pouco movimentada (1000m), em seguida inicia a parte que mais exigiu atenção pois se trata de um trecho de 3500m de auto estrada, havia bastante transito e alem disso o ar estava muito seco, depois disso seguem mais 2000m de avenida com bastante movimento em perímetro urbano.
Mapa
Altimetria
sexta-feira, 22 de abril de 2011
Corrida: Descida da Capela da Penha - Votorantim
Proposta:
A corrida teria como seu destino a Capela da Penha no alto da Serra de São Francisco em Votorantim, porém como o prefixo "alto da serra" diz, a Capela da Penha fica a quase 1000m do nível do mar, são 980m na Capela da Penha e no início são 560m do nível do mar, 420m a mais do ponto de partida, em um percurso de 14000m.
Por esse motivo a proposta é fazer a corrida da "Descida da Capela da Penha", se fosse o percurso em direção a capela a corrida seria muito eclética permitindo a participação de pessoas extremamente treinadas e excluiria muitos outros atletas amadores e até profissionais, mas como diz o ditado popular, "para baixo, todo Santo ajuda", o percurso de descida permitiria a participação de mais peso as, claro que deveriam ter certo treinamento, mas não precisariam ser atletas top.
Mesmo o percurso sendo em descida, não significa ser uma corrida fácil, pois o percurso teria inicio com o percurso de 7600m de trilha e estrada de terra, tendo uma variação de terreno constituída em pista de asfalto e lajotas sextavadas de concreto.
A data poderia ser o final de semana seguinte ao dia da Caminhada da Capela da Penha que ocorre todo dia 1º de maio.
Colaborações:
Essa idéia precisa ser amadurecida e receber um melhor planejamento, por isso estou disposto a receber ajuda de qualquer tipo, para poder elaborar um bom trabalho e ter esse projeto realizado com sucesso, para podermos prestigiar as nossas capelas locais de conforto, refugio e agradecimento do povo da região durante as nossas gerações.
Contato: cesaraks@gmail.com
As outras etapas previstas para o planejamento seriam Corrida do Santuário de Aparecida (da Catedral de Sorocaba até a Capela no bairro de Aparecidinha, 12km), a Corrida da Capela Santa Helena ( da Catedral de Votorantim até a Capela Santa Helena, no bairro Santa Helena), Corrida da Capela do Divino ( da Catedral de Sorocaba até a Capela do Divino no jd. São Paulo ), Corrida da Capela Santo António ( da Catedral de Votorantim até a Capela Santo Antonio na av. Gisele Constantino, Vot., ida e volta).
Altimetria:
Circuito de Corrida das Capelas, Sorocaba e Votorantim
Mapa do percurso:
Fotos dos locais:
Pretendo visitar o percurso no dia 08 de maio 2011 para fazer fotos do percurso e postar aqui no blog.
Evento inspirador:
Fonte: [www.caminhadadapenha.com.br/historia.php]
Criada em 1998, por Paulo Roberto F. Camargo (Beto), a Caminhada da Capela da Penha, teve início com a participação de um pequeno grupo de amigos, 05 pessoas, que tinha como objetivo iniciar um resgate de uma parte histórica da cidade de Votorantim.
A caminhada tem como seu destino a Capela da Penha, como assim é chamada. Ela é denominada desta forma devido à homenagem a Nossa Senhora da Penha, desde quando foi construída em 1724 por Timóteo de Oliveira.
Por diversos anos, na década de 60, romarias foram realizadas com o intuito de prestar reverências a Nossa Senhora da Penha, as quais infelizmente deixaram de ser realizadas.
Desde o ano de 1998, a Caminhada da Capela da Penha vem ocorrendo anualmente, e será realizada neste ano a sua 13ª edição, no dia 1º de Maio, com início às 04h00min de frente a Igreja São José, onde a imagem de Nossa Senhora da Penha juntamente com os romeiros serão abençoados por uma Autoridade Religiosa.
Após a benção, inicia-se a Romaria num percurso de aproximadamente 20 km com destino a Serra de São Francisco, onde está localizada a Capela da Penha. No local, por volta das 10h30min, é celebrada a Missa Campal e a imagem de Nossa Senhora da Penha permanece na Capela até o mês de setembro, quando no seu primeiro domingo retorna a Igreja Matriz, mês de comemoração do seu aniversário, onde uma nova celebração é feita em sua homenagem.
A popularidade da Caminhada da Penha vem crescendo a cada ano. Segundo a imprensa local no ano de 2010 tivemos a presença de mais de 1.500 pessoas.
terça-feira, 12 de abril de 2011
Viver o Perdão e o Amor Faz Bem
Nosso Deus é Amor, mas para entender o que é o Amor e nos colocar dentro dele com ilimitada confiança, temos que parar de só ficar esperando para ser amado e, ao invés, tomar a iniciativa para transmitir pequenos gestos de amor.
Você vai ter vitória sobre a resistência se você descobrir dentro de si um coração que bate pelos outros, uma vida que se dá em gratuidade total, e um amor que é puro e limpo.
Nós não temos que esperar por mais nada, porque já temos tudo. Cada um de nós nasceu para o amor, no amor, e viver este amor, de modo que aqueles a quem amamos podem ser salvos.
Temos necessidade de amar, abençoar e orar, mesmo para aqueles que nos magoaram. Às vezes é difícil amar imediatamente, mas o fundamental é dizer: "Que Deus te abençoe", logo que a pessoa vem à mente. Vamos dizer que mesmo que nós ainda sentimos raiva, especialmente no início, de forma que quando encontramos essa pessoa novamente, vamos repetir em nossos corações, "Que Deus abençoe você e lhe conceda todas as graças que você pede dele. Todos os seus desejos sejam satisfeitos. " O Senhor é movido pelo nosso esforço para o amor - e isso muda a outra pessoa!
Estou feliz por vocês estarem lendo este blog mais uma vez, o Senhor quer derramar sobre nós tanta graça, a paz, unidade e capacidade de perdoar. Nós não podemos estar em paz se nossos corações não estão serenos. Quando desejamos a paz, devemos procurá-la em nós mesmos e cortar esse obstáculo que impede a paz, que é chamado de ressentimento. Empenhemo-nos a querer perdoar! Vamos viver esse propósito estes dias também.
Pedimos ao Senhor que nos encha com a sua paz, para dar a cada pessoa que se aproxime de nós, e para todas as famílias, crianças e adolescentes.
domingo, 10 de abril de 2011
É Maravilhoso Existir
A vida é maravilhosa e eu estou muito contente por existir. Antes de tudo eu quero agradecer pelos meus pais por terem me permitido viver, e agradeço a todos porque não sou sozinho. Existe em torno a mim a vida preciosa de tantas pessoas, todas criadas e amadas pelos seus pais que os permitiram viver.
Devemos agradecer pela vida como um dom supremo, vivendo com plenitude todas as situações em que passamos. Aquele que nos criou sussurra ao nosso ouvido, a cada dia, nos doando a vida “É maravilhoso que você existe”. Temos que aceitar essa verdade de amor que nos fez existir: “Sim, é verdade que existo, é verdade que é um dom do amor de Deus eu existir!”.
Quando reconhecemos essa verdade o nosso coração é reconfortado de felicidade e nasce em nós a necessidade de contar essa alegria para todos, e arregaçamos as mangas e servimos a vida. Mas antes de tudo temos que servir a nós mesmos, antes de sair de casa para trabalhar, estudar, sorrimos para a vida e deixamos que esse sorriso nos dê um novo rosto, um rosto de paz e de agradecimento por tudo aquilo que o Senhor nos deu. Assim entraremos na vida e sermos capazes de nos doar, de servir aos outros com gratuidade e verdade, de restituir a todos o Amor recebido.
Muitas vezes não sorrimos porque pensamos que não somos mais amados, mas não é verdade, existe sobre nós um Amor imenso e fiel. O sol do Amor de Deus surge todos os dias para cada um de nós, bom e acolhedor, abrimos-lhe as portas para deixar sua luz entrar e nos envolver abraçando a nossa vida e nos iluminar. Deixemo-la entrar nos lugares mais íntimos e a um certo momento esse raio de luz , após ter percorrido em nós, se espalhará também entorno a nós, para dizer a quem se sente rejeitado e só, com o nosso sorriso sereno e nosso gesto de amor: “É maravilhoso que você existe, você é amado, Deus deu a Sua vida para você!”.
É a lei do Amor, se não doa Amor, não o reconhece, assim não percebe quanto Amor está recebendo, correndo o risco de passar a vida procurando esse amor, sem saber onde, esmolando compreensão, esmolando a aceitação e os olhares dos outros, recaindo em uma dependência de afeto que torna escravo e confuso, acabando com o Amor, alimentando o egoísmo e a morte do coração.
Nós nascemos para Amar e só Aquele que nos criou nos dá aquele Amor sem medida, o amor que procuramos: É Ele, e só Ele a nascente inesgotável de vida, a plenitude do coração.
Quando nos fechamos em nosso mundo, é porque não estamos amando e não estamos servindo e é ai a raiz da tristeza. Mas hoje nós podemos escolher, porque nós vivemos a pobreza do coração e mais, vivemos a riqueza do coração que é alegria, esperança e a liberdade. Façamos esse passo verdadeiro e corajoso: O Senhor faz grande coisas, fez coisas grandiosas e fará grande coisas em nós e em todos aqueles que abrem as portas para Ele.
O segredo é a fé Nele, é a fé que, como disse Jesus, move montanhas. Aquela fé segura que é o bem, força, beleza, que é Amor, servidão, aquela fé que é vida verdadeira!
sábado, 8 de janeiro de 2011
Resumo da pesquisa: “Comunidade Virtual e Sua Inserção no Processo Educacional como Forma de Ampliação do Campo das Relações.
A internet pode ser considerada um ambiente de aprendizagem individual que serve para complementar e facilitar o estudo presencial. Utilizando esse ambiente como suporte ao estudo presencial o professor passa a se atualizar constantemente, se tornando um mediador entre o aluno e o pacote gigantesco de informações que ele adquire através da internet, estimulando o aluno a pesquisa e a auto-aprendizagem.
Como exemplo do “ambiente de estudo cibernético” o autor do artigo cita as comunidades do Orkut, analisando especialmente uma que estava categorizada como pertencer ao assunto “Alunos e escolas”. Nessa comunidade foi constatado que se tratava de um grupo de alunos e professor de um curso de “Docência do Ensino Superior”. Essa comunidade era moderada pelo seu criador assim somente quem era diretamente interessado ao assunto recebia sua permissão para participar.
A vantagem da utilização dos fóruns e dos chats e blogs, não só do Orkut como de outros é a facilidade de troca de informações e sua disponibilidade. Essa ferramenta também permite que sejam efetuadas buscas de comunidades que discutem assuntos do interesse do estudante ou do professor. Também possibilita que sejam efetuadas questões e elas sejam respondidas em tempo real, criando um relacionamento instantâneo entre os alunos, também entre os educadores e unindo esses dois grupos.
Mesmo essa ferramenta sendo de acesso comum, tendo todas as facilidades e provendo a comunicação imediata entre as pessoas, o estudo aponta que não basta somente fazer parte de uma comunidade ou fórum de discussão, é preciso sentir-se dono de um pedaço desse espaço e atuar ativamente nas discussões, pois uma participação “passiva” nesses fóruns ou comunidades faz com que ela perca todo seu sentido que é de interligar, as pessoas e resolver ou analisar assuntos levantados no ambiente presencial de ensino, como por exemplo discutir uma matéria em que o professor apresentou aos alunos, de forma que o debate sirva de complemento do estudo.
A Constituição e Suas Influências
Os direitos e obrigações da Constituição são tão importantes que nenhuma lei criada após a Constituição, pode ir contra ela, jamais uma lei poderá ferir os direitos e obrigações contidos na constituição.
Porém sempre que leio a constituição e principalmente o artigo 5º, para mim não fica muito claro quem deve fazer com que a constituição seja cumprida, todos sabemos que a Justiça brasileira é a primeira responsável pelo seu cumprimento e em segundo lugar o povo brasileiro tem obrigação de garantir o seu cumprimento, porém não encontrei nenhuma lei explicita dizendo, por exemplo, o STF, a policia, o pai, a mãe, o filho, tem que fazer com que algo deve ser cumprido. Talvez por esse motivo existem milhares de processos na justiça que poderiam ser evitados caso a lei fosse mais clara sobre de quem é cada direito e responsabilidade.
Percebo também que apesar da constituição se preocupar com os direitos e obrigações de todo povo brasileiro, os que mais utilizam de seus benefícios são as pessoas de melhor poder aquisitivo, pois essas pessoas possuem maior facilidade de encontrar orientação jurídica e exigir seus direitos.
Mesmo assim a constituição teve e continua tendo muita força para mudar e melhorar a vida do povo brasileiro, muitos direitos trabalhistas foram garantidos através da constituição, sem falar do melhor tratamento que as crianças recebem dos seus pais e dos profissionais da educação.
Graças a constituição a discriminação feminina, dos negros, dos deficientes foi drasticamente reduzida, pois a constituição visa garantir igualdade para todos e satisfazer as necessidades dos mais necessitados.
Resumo: Tiros em Colombine.
No Canadá ele também mostra que lá existem muitas armas e a população também é acostumada a cassar e mesmo assim os índices de assassinatos são baixos, mesmo tendo um maior índice de desemprego, porém lá a TV mostra programas educativos e os políticos falam de propostas para melhoria da qualidade de vida da coletividade.
Portanto o povo daquele pais é refém do próprio crime, eles sempre tiveram a cultura militar acentuada, toda família tem alguém que já participou de alguma das inúmeras guerras promovidas pelo Estados Unidos, também vivem em constante medo de atentados terroristas.
Tudo isso mostra que eles se tornaram paranóicos e não sabem mais como resolverem as coisas de forma democrática, mas sim atirando e explodindo quem não está do lado deles.
O Dilema do Ambiente Educacional Incoerente.
Porque foi usada a palavra dilema? Porque é um problema que todos enxergam, que todos tem uma opinião, mas que não existe um consenso, não existe uma idéia da qual todos concordam.
Portanto, o problema é que nas escolas os professores encontram um ambiente inadequado para a pratica da educação. Não todas escolas, existem escolas onde a educação funciona, mas no caso estamos falando das escolas onde as coisas não andam bem.
Essas escolas enfrentam problemas porque os alunos vêem de uma sociedade perturbada e vitima de violência, abandono, trafico de drogas e diversos tipos de abusos.
Então como pode um professor ensinar numa escola dessas matérias como trigonometria ou analise sintática?
A educação “legal” na escola
Quando falamos de educação legal não estamos dizendo aquela educação “bacana” ou “da hora”, queremos dizer educação legal no sentido jurídico.
Será que os jovens conhecem seus direitos e deveres como cidadão, talvez se eles soubessem seus deveres legais eles não teriam um comportamento social melhor?
Se eles conhecessem seus direitos legais, será que não teríamos menos jovens vitimas de abusos?
Hoje a única coisa que um jovem sabe sobre a lei é que “menor de idade não vai preso”.
O dilema é que antigamente os nossos pais mesmo desconhecendo a lei nos ensinavam os nossos direitos e mais ainda, as nossas obrigações como cidadãos, mas hoje isso não é muito comum nas famílias, será que não é um papel que as escolas devem assumir?
O que se ensina nas escolas e o que se deve ensinar
Este tópico tem como base o primeiro tópico abordado “O dilema do ambiente incoerente”.
Porque tendo em vista que muitos jovens vêem de uma sociedade problemática, seria correto tentar transmitir um conteúdo cientifico para eles, sendo que muitos deles nunca terão a oportunidade de utilizar esse conhecimento?
Por outro lado seria justo privá-los desse conhecimento só porque vivem em uma sociedade menos favorecida?
É claro que não.
Todos os jovens têm o direito de receber do estado a educação necessária para poder se adequar ao mercado de trabalho e a sociedade melhor favorecida “financeiramente”.
Hoje o mercado de trabalho exige um conhecimento aprofundado em diversas áreas do conhecimento acadêmico e isso tem que ser transmitido a todos os jovens.
Porém um jovem que vive numa sociedade “problemática” antes de tudo isso ela precisa aprender a sobreviver nesse ambiente, ela precisa saber se distanciar das drogas, do crime, saber seus direitos e se defender de diversos tipos de abuso, alem de aprender todo conteúdo acadêmico que o mercado de trabalho exige.
Por isso se pergunta o que é ensinado nessas escolas que acolhem esses jovens é o que ele precisa ou é o que querem que eles aprendam?
Será que alem do ensino acadêmico as escolas não deveriam dar a eles outro tipo de assistência?
O que é realidade?
O que quer dizer realidade para esses jovens e para o educador
A função do educador fica totalmente fantasiosa aos olhos dos alunos que vivem nesse ambiente do qual falamos.
E normalmente o que os alunos vivem e necessitam não condiz com a grade curricular do curso a qual o educador deve seguir.
Então como e com qual poder o educador deve fazer para aproximar as duas realidades?
Quais são as competências exigidas no ambiente incoerente?
Nesse dilema a única coisa certa é que o professor precisa ter diversas competências para poder exercer um bom trabalho.
O professor não pode ignorar esses fatores e fazer somente sua obrigação, ele deve dar muito mais de si e para isso ele precisa se preparar.
Ele precisa ser consciente dos problemas vividos pelos alunos e de que o que ele vai ensinar não é de primeira necessidade deles, além de ser capaz de criar uma didática que concilie as duas situações.
Como exemplo um professor de matemática ou português alem de ensinar a sua matéria, ser capaz de utilizá-la para ensinar cidadania aos seus alunos.
Por isso o educador precisa ter várias competências, senso de cidadania, otimismo, coragem, saber se comunicar em ambientes desfavoráveis e muitas outras.
Porém ao mesmo tempo ele deve entender que ele não é de aço e tomar o máximo de cuidado para não ser influenciado negativamente e nunca ultrapassar seu “mandato”, isto é fazer tudo isso dentro das linhas que regem suas obrigações e deveres como educador.